São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria promete 'revolução'

MARIA EDICY MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O principal lançamento da indústria de informática para 1994 será o "Windows 4.0", da Microsoft. Além disso, chegam ao mercado o micro a caneta da Acer e a nova versão do programa de trabalho em grupo "Notes", da Lotus, com videoconferência. Confira os lançamentos:
Sistemas operacionais: a nova versão do "Windows", chamada provisoriamente de "Chicago", será lançada no segundo semestre. O programa não precisará mais do DOS. Será um sistema operacional completo. Traz recursos de rede e configuração automática de periféricos, como CD-ROM.
A IBM coloca em teste, este mês, nova versão do "OS/2", o "OS/2 Workplace". O novo sistema operacional é uma evolução do "OS/2" capaz de reconhecer vários micros (PC, Risc etc.).
Processadores: a Intel lança um 486 de 90 MHz e novas versões do Pentium, o chip sucessor dos microcomputadores 486.
Programas e multimídia: até meados do ano, a Microsoft lança o "EMS", programa de trabalho em grupo para concorrer com o "Notes", da Lotus. A grife Microsoft Home, para usuários domésticos, ganha até junho cem novos títulos multimídia.
O programa de trabalho em grupo "Notes", da Lotus, terá nova versão com recursos de videoconferência no segundo semestre. A empresa lança também outras versões do processador de textos "Ami Pro" e da planilha eletrônica "Lotus 1-2-3".
Programas educativos multimídia chegam ao país, no primeiro semestre, pela IBM. Os títulos foram desenvolvidos pela empresa e contam com a parceria de terceiros, como Walt Disney.
O mercado de multimídia passa a ser explorado também pela Acer. A empresa lança títulos em CD-ROM editados em parceria com uma empresa de Taiwan.
Micros: a IBM traz ao Brasil até março o micro a caneta Simon, já à venda nos EUA. Chegam ao país também as máquinas PS/1 e Value Point multimídia e o PS/2E, um micro de mesa com tela de cristal líquido e desenho inovador.
Será lançado também, nos EUA, micro a caneta Acer, prometido para o primeiro trimestre.
A Epson lança até abril, nos EUA e Brasil, seis notebooks e subnotebooks com telas em cores e monocromáticas.
A IBM promete micros portáteis e de mesa com o chip PowerPC 603, de arquitetura RISC (computador com sistema de instrução reduzido), para concorrer com os PC 486 e Pentium.
Periféricos: a impressora matricial AP 3.260, da Epson, chega ao mercado norte-americano este mês e ao Brasil em fevereiro. Mais dois modelos de impressoras jato de tinta, em cores e monocromático, serão lançados pela empresa no segundo semestre.

Texto Anterior: Prioridades estão definidas
Próximo Texto: PDA e máquinas híbridas causam sensação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.