São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boff justifica ação rebelde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O teólogo brasileiro Leonardo Boff, um dos principais formuladores da Teologia da Libertação, afirmou que a insurreição armada em Chiapas é uma "rebelião legítima" e uma "defesa" contra a violência, a fome e a miséria.
Em entrevista concedida em Bruxelas ao diário mexicano "Reforma", Boff também disse que a rebelião "é um protesto contra todos os fracassos das medidas governamentais que não respondem, minimamente, às necessidades do povo". Boff admitiu que há elementos de "libertação, e de teologia da libertação, nos grupos envolvidos nesse processo" (a rebelião).
No início da rebelião, testemunhas disseram ter visto padres entre os rebeldes. O arcebispo de San Cristobal de las Casas, monsenhor Samuel Ruiz, tem sido acusado de ser um dos instigadores da insurreição zapatista em Chiapas.

Texto Anterior: Homem castrado nega ter agredido a mulher
Próximo Texto: México admite negociar com rebeldes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.