São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF pede à Justiça dos EUA quebra de sigilo de empresa de PC Farias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai pedir à Justiça dos EUA a quebra do sigilo bancário da Dupont Investiments Ltd., empresa mantida por PC Farias naquele país. Uma carta rogatória do ministro Sepúlveda Pertence segue amanhã aos EUA num malote especial do Itamaraty.
O pedido é para que a Justiça norte-americana autorize o acesso aos membros da CPI do Orçamento às informações das contas movimentadas por John Burnett e pelo próprio PC no Citibank e no Commercial Bank of New York. Os dois assinavam pela Dupont.
Um exame grafotécnico da Polícia Federal já constatou que o empresário alagoano assinava por John Burnett. "Se não for 'fantasma', no mínimo é um 'laranja', uma pessoa de verdade cujo nome é usado indevidamente", afirmou o deputado Robson Tuma (PL-SP), que quarta-feira levou o pedido da carta rogatória ao STF.
"As comissões dos negócios irregulares feitos com as empreiteiras podem ter sido depositadas nessas contas, e daí pode ter saído dinheiro para deputados", acrescentou Tuma. Segundo ele, é possível conseguir dos tribunais norte-americanos a devolução ao Brasil de pelo menos 50% do dinheiro depositado nas contas.
O mais importante, porém, é que a análise da movimentação bancária da Dupont pode indicar novas relações do esquema PC e até revelar contas em paraísos fiscais.

Texto Anterior: Comissão ouve até amanhã os últimos seis depoimentos
Próximo Texto: Empreiteiras ligadas a Ezio são investigadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.