São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
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'Filhotes' de Madonna investem em ritmos negros

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando Madonna resolveu montar seu selo próprio para entrar na onda de independentes, não pensou que fosse tão difícil encontrar novos talentos. Mesmo assim, a cantora fundou a Maverick Records no ano passado pensando na sua primeira contratada: a cantora Courtney Love, mulher do vocalista do Nirvana Kurt Cobain, e líder da banda Hole. Diante da recusa de Courtney, que disse odiar a idéia de ter a cantora lançando seus discos, já que Madonna não tinha a mínima noção sobre o que era uma banda underground, Madonna foi em busca de sangue novo. Conseguiu dois nomes que provam o seu bom gosto e sua habilidade para o negócio: o primeiro a assinar contrato com a Maverick, foi o grupo Proper Grounds. O disco de estréia da banda, "Proper Grounds Downtown Circus Gang", é hardcore rap puro, afiado e agressivo.
A outra contratação na qual Madonna apostou todas as suas fichas, foi a da cantora americana de origem africana, Me'Shell Ndege Ocello, 24. O sobrenome, adotado, significa livre como um pássaro. Segundo Me'Shell, foi Madonna que a incentivou a cantar, o que culminou no disco "Plantation Lullabies".
A música de Me'Shell, que toca quase todos os instrumentos, compõe e faz todas as vozes nas 13 faixas, busca inspiração no cool jazz, no rap e no hip hop. Mas o seu som não tem raízes somente no acid jazz. "Plantation Lullabies" tem balanço, suíngue e mostra que Me'Shell tem desenvoltura para flertar com todos os estilos e, mais do que isso, tem currículo. Além de já ter tocado baixo com Caron Wheeler (ex-vocalista do Soul II Soul), foi diretora musical de alguns projetos do Arrested Development.
O que mais impressiona em Me'Shell é sua voz rasgada, ao mesmo tempo grave, sexy e até triste. A cantora tem classe e estilo único. De todas as divas que surgiram nos últimos anos, Me'Shell é a que tem mais vocação para se tornar uma. Seu jeito de cantar está mais próximo a um discurso rítmico, mais suave do que o rap, e quase tribal.
Duas músicas se sobressaem no disco: "If That's You Boyfriend (He Wasn't Last Night)", um rap jazz com balanço, e "Step Into The Projects", um hip hop pontuado por um baixo pulsante e um sax melódico. Com segurança de poeta, Me'Shell bebe na fonte de gente como Last Poets –no jeito em que declama seus versos melancólicos– Guru e até Digable Planets.
Até agora a cena musical não viu surgir uma cantora tão revolucionária. Com o sucesso de "Plantation Lullabies", Me'Shell já garantiu seu sucesso. Foi convidada pela diva eterna Chaka Khan para escrever algumas músicas do seu próximo disco. Ponto para Madonna.

Disco: Plantation Lullabies
Autor: Me'Shell
Gravadora: Maverick (Warner)
Preço: CR$ 6 mil (CD, em média)
Observação: os discos são importados, mas distribuídos nas lojas normalmente pela Warner

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