São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Washington insiste em pôr negros em uma cidade texana

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Quatro famílias negras se mudaram ontem de madrugada, sob a proteção da polícia federal dos Estados Unidos, para um conjunto habitacional na cidade de Vidor, Texas, sudoeste do país. Esta é a segunda tentativa do governo dos Estados Unidos de quebrar 70 anos de tradição da cidade, onde nunca morou um negro. Vidor, 50 mil habitantes, fica 168 km a leste de Houston.
Em fevereiro do ano passado, outras quatro famílias negras foram instaladas em Vidor. Mas, em setembro, após sistemática hostilidade de vizinhos e da Ku Klux Klan (grupo racista branco), todas já se haviam mudado. O último a deixar Vidor, Bill Simpson, morreu assassinado na noite em que chegou à sua nova residência, em Beaumont, a 12 km de Vidor.
O governo do presidente Bill Clinton prometeu colocar pelo menos 12 famílias negras em Vidor este ano. Para isso, o secretário nacional da Habitação, Henry Cisneros, desapropriou o conjunto habitacional Vidor Village, de 74 casas, construído pelo Estado do Texas. Ele argumentou que havia prática de discriminação racial no local. (CELS)

Texto Anterior: Defesa de castradora diz que ela agiu por insanidade temporária
Próximo Texto: Escândalos abalam o governo John Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.