São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul faz cúpula para discutir agenda

Reunião começa amanhã no Uruguai

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

A reunião de cúpula entre os presidentes dos países integrantes do Mercosul prevista para começar amanhã servirá apenas para definir cronogramas e formas de negociação que serão adotadas até o final deste ano. Até agora, fracassaram as tentativas de definir uma Tarifa Externa Comum (TEC) para importação. Essa é uma das metas básicas do Mercosul. Se houver acordo ao longo do ano, o Mercosul entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 95.
A Argentina resiste a instituir uma alíquota de importação sobre bens de capital. Buenos Aires acabou cedendo e ofereceu cobrar uma taxa de 12% sobre as máquinas e equipamentos que vierem de fora do Mercosul. O Brasil queria uma taxa de, pelo menos, 14%. "Estamos discutindo. Mas isso que a Argentina ofereceu já é um avanço", diz Alexandre Tombini, coordenador da Área Externa da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Itamar Franco chega hoje às 12h00 em Montevidéu (13h00 no Brasil). Segue amanhã para Colônia (180 km a oeste de Montevidéu), onde será realizada a cúpula. O Grupo do Mercado Comum, órgão executivo do Mercosul, estava até ontem à noite finalizando a papelada que será entregue para os presidentes assinarem. Serão, pelo menos, 22 resoluções e 6 decisões.

Texto Anterior: Corinthians contrata volante Wilson Mano
Próximo Texto: Telebrás lança em maio os editais de licitação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.