São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton dá show na TV

JAIME SPITZCOVSKY
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MOSCOU

O presidente Clinton deu um show na TV russa: apareceu no ar ao vivo, como um apresentador, para responder às perguntas de uma platéia generosa em aplausos. Também convidou um menino ao palco, lembrado de que ele, Clinton, uma vez cumprimentou John Kennedy, o presidente dos EUA assassinado em 1963.
O show começou com uma mensagem de Alexander Iakovlev, o "Sr. Perestroika". Ex-assessor de Mikhail Gorbatchov e ideólogo das reformas que enterraram o regime soviético, ele dirige hoje a TV Ostankino, que transmite para todos os países da ex-URSS.
Como um mestre-de-cerimônia, Iakovlev anunciou Clinton, que entrou no palco de forma triunfal. Depois de um discurso vieram as perguntas, também feitas por telão de outras cidades russas. O presidente abordou de temas políticos a interpretações da chamada "alma russa" e fez várias referências à democracia.
Clinton projetou uma imagem de político diferente daquela à qual os russos estão acostumados. Na Rússia, líderes costumam posar de czares, rígidos e com pouca capacidade de comunicação, além de alimentarem uma aura de mistério.
Quando conseguiu o microfone, um menino russo disse ao presidente ter visto uma foto dele cumprimentando Kennedy. Clinton não perdeu a deixa. Convidou-o ao palco, para apertar-lhe a mão e comparar: "Pode ser que um dia você se torne presidente da Rússia". (JS)

Texto Anterior: Ucrânia assina fim de seu arsenal atômico
Próximo Texto: Deputado bate em Jirinovski
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.