São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedro Collor e os verdes; Acusações; CPI da CUT; Esquerda irrealista

Pedro Collor e os verdes
"Não é exata a informação de que os verdes não teriam aceito a filiação de Pedro Collor por considerarem que 'ele só denunciou o esquema PC por falta de oportunidade de fazer parte dele' (Folha, 10/01). O PV considera que Pedro Collor prestou um importante serviço à nação, com alto custo pessoal, ao desencadear o processo que levou ao impeachment de Fernando Collor e à prisão de PC Farias. Por outro lado, não houve uma recusa da sua filiação, e sim um esclarecimento, feito pessoalmente por mim, de que o PV não poderia garantir legenda à sua candidatura para a Câmara Federal, à medida que costumamos lançar como candidatos pessoas que já tenham um histórico de atuação com os verdes, no movimento ambientalista ou em outros movimentos afins. Por outro lado, o PV apóia a formação da frente de esquerda de Alagoas, articulada pelo prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, e considera positiva a participação de Pedro Collor na mesma."
Alfredo Sirkis, presidente nacional do PV (Rio de Janeiro, RJ)

Nota da Redação – A Folha reafirma as informações publicadas. Embora o presidente nacional do PV não admita, houve forte reação das bases do partido contra a filiação de Pedro Collor.

Acusações
"A leviandade das acusações assacadas contra o PT por Paulo Maluf, Luiz Antônio de Medeiros 'et caterva' foi criticada pela Folha em editorial, no último dia 12 de janeiro. Mas Gilberto Dimenstein critica a 'histeria do PT e contra o PT'. Ele equipara as calúnias contra o PT com nossa indignada reação às mesmas calúnias. Será que Dimenstein acharia adequado que o chamassem de histérico caso reagisse duramente à acusação de ter assassinado alguém?"
Valter Pomar, secretário de comunicação da Executiva do PT-SP (São Paulo, SP)

CPI da CUT
"Depois do adiamento da CPI da CUT, só queria perguntar uma coisa: com que moral os membros desses partidos que tomaram essa decisão, terão para falarem ou acusarem o sr. Paulo Maluf? Essa decisão envergonha mais uma vez o povo brasileiro e nos mostra que está muito longe ainda para que este país seja passado a limpo."
Rafael Rezende (Maringá, PR)

Esquerda irrealista
"A Folha publicou dia 30/12 o artigo 'Lula ou Fujimori', de Candido Mendes, mostrando que nossa esquerda intelectual continua irrealista e juvenil. Não entendeu ainda que a fujimorização não é mais uma hipótese por faltar vontade e qualificação técnica a Itamar para implantar as reformas econômicas necessárias, sem a qual sua sustentação seria inviável. A hipótese pós-eleição é outra, menemização ou ditadura (se a economia não se derreter antes da posse, levando com ela a democracia)."
Igor Cornelsen (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Hipocrisia de graça
Próximo Texto: Vieira candidato; Ministério Público; Sigilo; Desconfiança geral; Túnel do Rio Pinheiros; Revisão constitucional; Fim do filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.