São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chineses jogavam bola há 2.000 anos; Inglaterra proibiu o esporte em 1180; Portas de igreja serviram de traves; Friedenreich fez mais gols que Pelé; Negros só foram aceitos em 1918; O número; A frase

Chineses jogavam bola há 2.000 anos
Há várias versões para a origem do futebol. Teria surgido há 2.000 anos na China e, ao mesmo tempo, teria uma variável no Japão, com o "kemari" –havia uma bola e ela era chutada, terminando aí as semelhanças com o futebol que se conhece hoje.
OS INVENTORES
Inglaterra proibiu o esporte em 1180
A Inglaterra reivindica a paternidade do esporte baseada em documentos que datam do ano de 1180. Multidões corriam atrás de uma bola pelas ruelas de Londres, sabe-se lá por que às terças-feiras, num jogo batizado de "mob football". Destruíam tudo por onde passavam. A atividade foi proibida e em 1314 o rei Eduardo 2.º mandou prender seus praticantes. Não adiantou nada.
O ESPORTE
Portas de igreja serviram de traves
No século 16 nas praças de Florença, na Itália, jogava-se algo parecido, o "gioco calcio", no qual o objetivo era acertar uma bola em portas de igrejas, as precurssoras das traves de hoje em dia. Na Inglaterra, os estudantes de Eton foram os primeiros a esboçar regras e medidas dos campos. Em 1848, num encontro histórico em Cambridge, foi estabelecido o número de jogadores, 11 para cada lado, e em 1863 foi fundada, na taverna Freemason's Arms, em Londres, a Football Association. Em 30 de novembro de 1872 Inglaterra x Escócia fizeram o primeiro jogo internacional da história. Empataram em 0 a 0.
O 1.º CRAQUE
Friedenreich fez mais gols que Pelé
Artur Friedenreich (18.jul.1892-1969) foi o primeiro grande jogador do futebol brasileiro. Pelas estatísticas da Fifa, marcou 1.329 gols –mais do que Pelé– em 26 anos de carreira. Foi nove vezes artilheiro do Campeonato Paulista e conquistou sete títulos estaduais. Centroavante habilidoso, jogou no Germânia, Mackenzie, Ypiranga, Paulistano, São Paulo e encerrou a carreira no Flamengo.
RACISMO
Negros só foram aceitos em 1918
No começo do século, jogadores negros não eram aceitos nos clubes brasileiros. Friedenreich, mulato, passava gomalina nos cabelos para alisá-los. Só em 1918, por pressões da imprensa, que a Federação Brasileira de Sports autorizou formalmente os clubes e entidades regionais a aceitarem inscrições de negros.
O NÚMERO
130
...mil réis gastou cada um dos jogadores do combinado carioca que, em 18 de outubro de 1901, viajou de trem para São Paulo para enfrentar o combinado local no primeiro jogo interestadual da história, que terminou 2 a 2.
A FRASE
"Aleguá-guá-guá!"
Foi grito de guerra das torcidas brasileiras no começo do século. Não queria dizer nada. Reza a lenda que lá por 1900 desabou um temporal sobre o Velódromo, onde treinavam os craques do Paulistano. Os jogadores ficaram esperando que o sol voltasse e, quando isso aconteceu, Olavo Paes de Barros misturou idiomas e gritou, para festejar: "Allez! Go! Hack!"

Texto Anterior: Seleção fez o 1º jogo há 80 anos
Próximo Texto: 'Adorava namorar e frequentar cassinos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.