São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Belém ocupa palácio de 1883 restaurado para ser museu

"Aqui já tem museu demais", justificou o prefeito

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O prefeito Hélio Gueiros (PFL) comemorou no dia 12 os 378 anos de fundação de Belém com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, construído em 1883 no centro comercial da cidade. A obra está causando polêmica porque o prefeito decidiu ocupar metade do prédio com o gabinete e assessorias, além de ter retirado paradas de ônibus situadas atrás do palácio.
A obra custou US$ 8,3 milhões para abrigar o Museu da Cidade, financiada pela Fundação Banco do Brasil, Governo do Estado e prefeitura. A restauração iria transformá-lo em Museu da Cidade, com a reconstituição da estrutura dos forros em estilo neoclássico e 300 telas históricas. "Aqui já tem museu demais. Lugar de dirigente é em palácio", disse o prefeito ontem à Folha, durante visita ao local.
O diretor do Detran, tenente-coronel Nilo Sérgio, prevê maior confusão no tráfego do centro da cidade por causa do aumento dos carros de funcionários públicos, que já fazem até fila tripla no estacionamento dos arredores do palácio. "Não tem problema se causar dano ao trânsito. Dirigente público tem que ficar perto do povo", disse o prefeito.
Arquitetos ligados à preservação histórica discordam da destinação dada ao prédio. "Isso aqui não vai virar nenhuma esculhambação", afirmou o prefeito, comprometendo-se a zelar pelo prédio. "As passeatas não vão danificar nada e nem poderemos impedir o povo de se manifestar", disse.

Texto Anterior: Consultor cai desmaiado na água e sobrevive
Próximo Texto: Prova da Unicamp começa hoje; candidatos devem chegar às 13h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.