São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire o documento no correio

Quem vai viajar para o exterior pode escapar das filas da Polícia Federal e do custo dos despachantes tirando seu passaporte pelo correio. Basta fazer isto com um pouco de antecedência.
As agências dos correios vendem um kit com todos os documentos necessários à obtenção do passaporte. Este mês, ele custa CR$ 14.305,00, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
Com o kit em mãos, o interessado deve preencher o formulário de solicitação do passaporte e anexar duas fotos 5 cm por 7 cm, com fundo branco, em preto e branco ou em cores.
Aqueles que já possuem um passaporte vencido, precisam apenas apresentá-lo para solicitar outro. Quem está tirando o documento pela primeira vez (ou perdeu o anterior), vai ter que anexar uma cópia da carteira de identidade. Na falta dela, servem as certidões de nascimento ou casamento, título de eleitor ou certificado de reservista.
Além da cópia, leve também o documento original. Com ele, o próprio funcionário da agência do correio onde está sendo solicitado o passaporte faz a autenticação.
Tanto o título de eleitor quanto o certificado de reservista não precisam mais ser anexados ao pedido do passaporte. Basta que o interessado anote seus dados no formulário.
A situação é um pouco mais complicada se quem for tirar o passaporte for menor de idade. Neste caso, é preciso ainda uma autorização dos pais ou responsáveis e, na falta deles, do juiz competente.
Com tudo pronto, o correio envia o pedido para a Polícia Federal, em Brasília, através de Sedex registrado, para não haver o risco de perda. A entrega demora entre sete e dez dias úteis.
Ao fazer o pedido, o interessado indica a agência do correio na qual quer receber o passaporte. O próprio correio emite um aviso da chegada do documento para a sua casa. Aí, basta ir retirá-lo.

Texto Anterior: Pequenas obras de arte são bom negócio
Próximo Texto: Relógios também são opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.