São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce procura por técnicos

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REDAÇÃO

A evolução de máquinas e processos e a disponibilidade de mão-de-obra qualificada no mercado estão sofisticando o perfil do profissional exigido pela indústria –do chão da fábrica ao diretor.
Pesquisa realizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ouviu 134 empresas em processo de modernização técnica e organizacional para definir a formação ideal do profissional do ano 2000.
"As áreas de produção e manutenção aumentarão o nível de emprego para pessoas qualificadas. Técnicos serão os mais procurados", diz Nacim Walter Chieco, 48, assessor de relações externas do Senai de São Paulo e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação. Conhecimentos de informática, eletrônica, processos de fabricação e funcionamento de máquinas foram considerados os mais importantes ao lado de atributos pessoais, como raciocínio lógico, iniciativa e concentração.
O perfil de engenheiros e futuros líderes, segundo Francisco Romeu Landi, diretor da Escola Politécnica da USP, inclui conhecimentos de matemática, física, gestão, idiomas e ética. (JVB)

Texto Anterior: Série consulta executivos
Próximo Texto: Veja outras áreas em alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.