São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja outras áreas em alta

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REDAÇÃO

Além das áreas do quadro ao lado, foram consideradas fundamentais no cenário industrial da próxima década:
Biotecnologia - busca o aprimoramento e criação de novos produtos –a partir da manipulação de animais e plantas– destinados à saúde e estética humana.
Transportes - a exemplo do que ocorreu inicialmente no Japão com o modelo "Just in Time" –em que a distribuição quase imediata substituiu a estocagem de produtos–, a busca de maior eficiência da distribuição criará oportunidades para engenheiros e líderes com visão estratégica do negócio. O setor automobilístico tende a se expandir.
Engenharia - tecnologias de ponta –química fina, mecatrônica (que envolve automação e sistemas)– responderão pelo primeiro "surto" de demanda de profissionais qualificados, mas a médio prazo todas as especializações –civil, elétrica, mecânica– terão seu mercado ampliado. A engenharia de materiais –responsável pela criação e desenvolvimento de componentes mais resistentes, eficientes e baratos– acompanhará, inicialmente, a evolução das indústrias automobilística e de informática. (JVB)

Texto Anterior: Cresce procura por técnicos
Próximo Texto: Salários menores terão aumento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.