São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas têm que mostrar "mãos limpas" nos EUA

VINCENT KIERNAN
DA "NEW SCIENTIST"

Turistas que entram nos Estados Unidos deverão dar quase literalmente a mão aos funcionários do setor de imigração para testar um sistema automático de identificação de passageiros. O objetivo do sistema, conhecido como Inspass, é acelerar o controle de passageiros, identificando-os pela estrutura das mãos.
O Inpass dá a cada passageiro um cartão magnético, como um cartão de banco, no qual está gravada uma descrição matemática do formato de suas mãos. Ao chegar aos EUA, o turista coloca o cartão numa máquina e põe a mão em um sensor que determina se ela está de acordo com a descrição.
Se estiver, a máquina emite o visto de entrada e abre o portão. O processo só demora cerca de 35 segundos. O Inpass também poderia aumentar a segurança contra terroristas: antes de admitir um turista, a máquina verificaria se a entrada no país não está proibida.
Um grupo de associações ligadas ao transporte aéreo está testando o sistema em dois aeroportos na área de Nova York por um ano. Funcionários do setor de imigração esperam eliminar o cartão magnético e colocar um código com informações geométricas da mão nos próprios passaportes. Experiências similares também deverão ser feitas nos aeroportos de Frankfurt e de Toronto.
Para medir o formato, o Inpass usa uma imagem da mão vista por cima e pelo lado. A imagem é traduzida em um código de nove bytes, gravado no cartão.
"A idéia de usar as dimensões de várias partes do corpo para identificação, técnica chamada biometria, foi explorada antes das impressões digitais", afirma Tom Banchoff, especialista em geometria da Universidade Brown. "As tentativas anteriores falharam, porque as técnicas não eram detalhadas o bastante."
O novo método parece funcionar corretamente. Um teste feito em 1991 pelos pesquisadores dos Laboratórios Nacionais Sandia, do Departamento de Energia dos EUA, indicou que o sistema produz menos erros que os sistemas de identificação que utilizam padrões de voz ou de retina.

Tradução de Lise Aron

Texto Anterior: O solitário quer exibir seus feitos
Próximo Texto: Célula de defesa surge em alergia respiratória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.