São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel diz que troca Golã por paz com Síria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro do Meio-Ambiente de Israel, Yossi Sarid, declarou ontem que Israel devolveria as colinas do Golã para a Síria em troca de um tratado de paz. "Israel não fará concessões sem paz total, e a Síria não fará concessões sem a devolução das colinas do Golã", declarou Sarid.
O presidente americano, Bill Clinton, se encontra hoje em Genebra com o presidente sírio, Hafez al-Assad, na tentativa de reativar as negociações de paz entre Israel e a Síria.
As negociações concentram-se nas colinas do Golã, que Israel conquistou da Síria em 1967. Israel só se retira se houver paz total, incluindo embaixadas, fronteiras abertas e comércio.
O líder de oposição israelense Benjamin Netanyahu, que se opõe à retirada, disse ter visto documentos que provam que o primeiro-ministro Yitzhak Rabin pretende devolver o Golã em etapas. Os 15 mil colonos judeus do Golã enviaram uma delegação para protestar em Genebra, e planejam manifestações também em Israel.
LEIA MAIS
sobre o Oriente Médio à pàg. 3-3

Texto Anterior: Deficiente pode ter fraudado ataque nazista
Próximo Texto: Fujimori pede pena de morte a traficante; Kohl escolhe juiz para disputar Presidência; China liberta dois presos tibetanos; Helicóptero russo cai na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.