São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fujimori pede pena de morte a traficante; Kohl escolhe juiz para disputar Presidência; China liberta dois presos tibetanos; Helicóptero russo cai na Colômbia

O PERSONAGEM
Fujimori pede pena de morte a traficante
O presidente peruano, Alberto Fujimori (foto), defendeu a pena de morte para o traficante Demetrio Chávez Penaherrera, o "Vaticano", preso quinta-feira na Colômbia e deportado imediatamente ao Peru. Fujimori comparou a prisão à captura do líder da guerrilha maoísta Sendero Luminoso, Abimael Guzmán.
Kohl escolhe juiz para disputar Presidência
A CDU (União Democrata Cristã), partido do chanceler da Alemanha, Helmut Kohl, nomeou o juiz Roman Herzog como candidato à sucessão do presidente Richard von Weiz-acker. Kohl queria um nome da ex-Alemanha Oriental, mas o candidato encontrado –Steffan Heitmann, ministro da Justiça da Saxônia– foi atacado por suas posições conservadoras e acabou desistindo da candidatura.
A FRASE
"Estamos diante de um novo paganismo: a deificação da nação."
(Do papa João Paulo 2.º, sobre as exageradas formas de nacionalismo na Bósnia e em outros lugares, que ele diz conduzirem "à exaltação da raça e à cega glorificação do estado").
China liberta dois presos tibetanos
O governo da China libertou dois prisioneiros tibetanos acusados de violar segredos de Estado. A libertação antecede o encontro do secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, com o ministro do Exterior chinês, Qian Qichen, no dia 24. O líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, afirmou em um comunicado enviado por fax a Pequim que "se trata de um mero exercício de relações públicas".
Helicóptero russo cai na Colômbia
Um helicóptero russo a serviço do exército colombiano, com pelo menos sete tripulantes, caiu hoje perto do batalhão de Tarqui, momentos depois de levantar vôo. A explosão danificou uma casa nas proximidades. Segundo as primeiras informações, ele transportava três oficiais e uma juíza colombianos e três russos para o estado de Casanare, onde se realizam operações antiguerrilheiras.

Texto Anterior: Israel diz que troca Golã por paz com Síria
Próximo Texto: Onda racista ganha fôlego na UE, diz documento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.