São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caça ao falcão é obrigatória

INÁCIO ARAUJO

"Relíquia Macabra" –vulgo "O Falcão Maltês"– é um desses filmes fatais: o primeiro John Huston, tido também como inaugural do filme noir. Quem não viu não entende pelo menos uma década de cinema americano, para exagerar um pouco. A trama de Hammett beira o incompreensível: todos os personagens querem passar a perna em todos para ficar com uma preciosa estatueta. Enquanto isso, pilhas de ação e diálogos inteligentes. A base, o livro de Dashiell Hammett, era forte. Huston é fiel a ela. Mas os hustonianos poderiam reconhecer ao menos duas limitações: a) é um filme basicamente de roteirista, com uma "mise-en-scene" ilustrativa; b) Mary Astor está longe de ser uma heroína fascinante. (IA)
RELIQUIA MACABRA (The Maltese Falcon). EUA, 1941, 100 min. Direção: John Huston. Com Humphrey Bogart, Mary Astor. Em preto-e-branco. Na Globo.

Texto Anterior: A carreira dos Golden Boys; Lances da Copa de 70; Cultura reexibe "Tosca"; Elba Ramalho e Beth Carvalho ao vivo; Kart cross no "MTV Sports"; Baianos se reencontram na Mangueira; Timbalada e axé no 'Cara Cara'
Próximo Texto: O tempo da obsessão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.