São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Agrobusiness dita novo perfil agrícola

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O novo perfil da agricultura paulista mostra que a estrutura agrária do Estado está baseada em duas grandes monoculturas: um produto energético e outro de comércio exterior.
"Os dois produtos correm riscos. A cana por ser sustentada por programa de governo e a laranja, sem base de mercado doméstico, está sempre sujeita às instabilidades do mercado internacional", diz Marcos Jank.
Boi, café e algodão migraram para o Centro-Oeste, em busca de infraestrutura e terras mais baratas. Ficaram no interior paulista culturas selecionadas pelo agrobusiness e capazes de oferecer maior rentabilidade por hectare.
"A agroindústria e o complexo cooperativo acabaram por determinar a dinâmica das atividades rurais, alterando o ritmo de ocupação das terras e a produtividade, e modificando as expectativas de retorno econômico de cada produto", diz Nelson Martin, pesquisador do IEA.
Por trás da explicação de Martin está o debate que se travava em relação à agricultura na década de 60, que envolvia duas correntes. A primeira preconizava a reforma agrária para criar uma ampla classe de produtores rurais de médio porte. A segunda corrente defendia a modernização da agricultura através do desenvolvimento do capitalismo no campo.
No caso de São Paulo, foi realizado um esforço crucial para viabilizar a presença do capital no interior, desde a geração de tecnologias, que propiciaram ganhos significativos, até políticas consolidando o complexo rural.
"Cada região do Estado respondeu de forma específica", diz Martin. Num extremo está situada a chamada agricultura de mercado, praticada nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. Com um complexo rural diversificado nas agroindústrias, ela envolve grupos industriais e cooperativas.
No outro extremo está a agricultura de baixa renda, concentrada nos bolsões onde o agrobusiness não chegou, como no Pontal do Paranapanema e Vale do Ribeira.

Próximo Texto: Cana e laranja roubam espaço do boi em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.