São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O desafio do 3.º título motiva pivô Fábio Pira

EDGAR ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O desafiodo 3.º título motiva pivô Fábio Pira
O pivô Fábio Antônio Mondanez (2,02 m, 100 kg e 30 anos) é o único dos 23 jogadores que entram na quadra para a decisão de hoje com uma motivação especial: a chance de conquistar o terceiro título paulista consecutivo. Fábio Pira, como é conhecido no basquete, ganhou o primeiro da série defendendo o time de Rio Claro, depois se transferiu para Franca, onde conquistou o segundo.
"Ainda pretendo ganhar muitos títulos em minha carreira, mas este vai ter um sabor especial", declarou o pivô em alusão à chance de se sagrar campeão pela terceira vez seguida. Com a exceção de Maury, Helinho, Vagnão e Cliff, os demais jogadores do time podem chegar ao bi. Outro que também desfruta da mesma possibilidade é o pivô Josuel, que, antes do início deste campeonato, trocou a equipe francana pelo Blue Life.
Nascido na cidade de Cerquilho (145 km a oeste de São Paulo), Fábio Pira passou a ser chamado por esse apelido desde que iniciou sua carreira em Piracicaba. "Tinha um outro Fábio no basquete e eu fiquei sendo o Pira, de Piracicaba", declarou. Lá ele jogou pela Unimep, mas já passou por muitos outros clubes e até disputou uma temporada no exterior, quando aceitou proposta do Belenense, de Portugal, em 87.
Antes de jogar em Franca, também vestiu as camisetas do Palmeiras/SP, Botafogo/RJ, time de Rio Claro (em três oportunidades) e Report/Suzano. Integrou a seleção brasileira juvenil e, com a principal, conquistou o título sul-americano, ano passado.
Formado em educação física, casado e pai de Diego, 9, e Bruno, 6, mostra sua paixão pelo basquete quando fala da família e faz questão de ressaltar: "Meus filhos jogam basquete na escolinha do Guerrinha, em Franca". (EA)

Texto Anterior: Duelo de estrangeiros é a atração hoje no Ibirapuera
Próximo Texto: Joe Montana deixa os Chiefs a uma partida do Super Bowl
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.