São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Oriente e romantismo dominam coleções

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

O Oriente, que apareceu no prêt-à-porter como inspiração hindu, ressurge agora nas coleções de alta-costura vestido de odalisca. Entre os modelos apresentados ontem por Jean-Louis Scherrer, no terceiro dia dos desfiles de primavera-verão em Paris, as sherazades, em voile esvoaçante, mangas voadoras e panos soltos dominaram o desfile.
Gian Franco Ferré apresentou também ontem sua coleção para a Christian Dior, no Carrousel du Louvre. Tailleurs com blazers e saias ajustadas, ou com pantalonas, para o dia, formavam a coleção que o criador definiu como "viagem de uma francesa excêntrica a Nápoles". Ou seja, um romantismo exótico de começo de século. Românticos também eram os modelos longos, com saias amplas e trabalhadas em babados nas costas, para as grandes noites. As rendas e musselines foram privilegiadas em lugar dos bordados.
No desfile de Nina Ricci, anteontem à noite, também as musselines foram o tecido mais usado, "como homenagem ao corpo feminino", segundo Gérard Pipart, que assina os modelos da griffe. Além de muitos vestidos claros, sobretudo em bege, as estampas de flores fazem a primavera de Nina Ricci. Mas também a de Lapidus, que inspirou sua coleção bem romântica nos jardins de Paris. Muitos vestidos de costas de fora davam espaço até para um bracelete, feito de cerâmica, como um vaso.
Esta temporada de primavera-verão está se apresentando como a da alta costura de barriga de fora. Christian Lacroix, Chanel, Torrente, Lapidus, Scherrer e Versace mostram as barrigas das modelos, em tops curtos ou saias baixas, às vezes com inspiração cigana ou odalisca.
Com uma simplicidade que contrasta com o geral da alta-costura, o italiano Gianni Versace apresentou a coleção mais contemporânea até agora. Como homenagem ao trabalho, os macacões e jardineiras foram parar nos grandes salões. Em tons pastéis, salopetes, jardineiras curtas ou com pantalonas, usadas sem blusa por baixo, desfilaram Linda Evangelista, Claudia Schiffer e outras top models. A maquiagem prateada e as meias collants prateadas davam um ar ainda mais moderno à coleção. Para a noite, Versace apresentou vestidos colantes, tipo sereia, mais curtos ou compridos, mas em tecidos prateados.
Hoje, a temporada de alta costura continua com o esperado desfile de Michel Klein, que substituiu Angelo Tarlazzi, na Givenchy. Além de Ungaro, Lecoanet Hemant, Louis Féraud, Balmain, Hanae Mori e Guy Laroche.

Texto Anterior: Tremor de terra ocorre perto das falhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.