São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Patrimônio arquitetônico; Descubram Portugal; Empreiteiras; Dois pesos, duas medidas; Seleção de todos os tempos

Patrimônio arquitetônico
"Sobre a polêmica sobre o artigo de Zélia Gattai (2/01), trabalhando há três décadas defendendo e conservando o patrimônio arquitetônico do Estado de São Paulo, pergunto: qual o governador de São Paulo que colocou verbas para restauração como o Tasso Jereissati no teatro José de Alencar? Viva Zélia Gattai, Jorge Amado e ACM!"
Bernardo Castelo Branco, arquiteto (São Paulo, SP)

Descubram Portugal
"Agora que os ânimos já se acalmaram, e sem pretender reacender a polêmica, pensamos ser de extrema importância uma reflexão fria e desapaixonada sobre os verdadeiros motivos das desconfianças existentes entre brasileiros e portugueses. Na nossa ótica, a chave desse enigma reside unicamente na resposta à seguinte pergunta: por que razão se acham os brasileiros superiores aos portugueses? Será por causa das favelas? Será por causa da prostituição? Será por causa da alta corrupção? Ou será por causa da anarquia generalizada, onde tudo é permitido, desde assaltos e violações a até homicídios? Assim, tal como os portugueses descobriram o Brasil, são agora os brasileiros que necessitam descobrir Portugal."
Amândio Dias Moreira e Joaquim Jorge Almeida Mota (Esmoriz, Portugal)

Empreiteiras
"Será que não existem listas em casa de diretores (à exemplo das encontradas na casa do diretor da Odebrecht) das demais empreiteiras: OAS, Servaz, Mendes Júnior, CR Almeida, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez etc.? Quem procura, acha."
Curt Nees (Joinville, SC)
*
"Empreiteiras vão reduzir 'doações' para candidatos. Deveria ser proibido doar para políticos. Um velho ditado diz: 'Não há almoço de graça'."
Gijo Kikuti (São Paulo, SP)

Dois pesos, duas medidas
"Na edição de 5/01, o jornal publicou a seguinte notícia: 'Fleury equipara salários de São Paulo aos do Supremo'. A notícia refere que o sr. governador sancionou os projetos de lei equiparando salários da magistratura e do Ministério Público aos dos ministros do STF. Como professor, integrante do quadro estadual do ensino público de 1.º e 2.º graus, com jornada integral de aulas, 20 anos de carreira, sinto-me mais uma vez profundamente injustiçado pela política salarial do governo de São Paulo."
Airton Cerqueira Leite (Osasco, SP)

Seleção de todos os tempos
"Excelente o caderno 100 Anos de Futebol e a seleção de todos os tempos, escalada pela Folha ouvindo técnicos, jornalistas e jogadores. Faltaram na seleção A, a meu ver, craques extraordinários como José Carlos Bauer, Mauro Ramos de Oliveira e Canhoteiro. Mauro bate de longe Luis Pereira e Canhoteiro, ao lado de Ademir de Menezes e Pepe, formou entre os maiores ponta-esquerdas de nosso futebol. Na seleção B, alguns nomes seriam indispensáveis, como Manga no gol (superior a Leão), Ademir da Guia (sempre injustiçado em seleções) e Julinho na ponta-direita. E Romário, onde entra? Achei muito baixa a quota dada a Leonidas da Silva, o maior craque que vi jogar. Telê Santana é unanimidade nacional. Para a seleção B, por que não o técnico Joreca, misto de jornalista e técnico, competente e inovador? Deu início, nos anos 40, à formidável máquina do São Paulo que levantou quase todos os títulos na década."
Luiz Ernesto Kawall (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Ação contra a fome; Gol!!!; Rota da Rota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.