São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quasares põem em dúvida idade do cosmos

MARCELO LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois focos intensos de uma luz que viaja há mais de 13 bilhões de anos pelo espaço podem tirar de foco a imagem do cosmos. Na edição de hoje da revista britânica "Nature", astrônomos norte-americanos relatam observações de quasares surgidos quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos que podem conduzir a uma revisão de sua idade –algo em torno de 14 bilhões de anos, calculam os cosmologistas.
A descoberta foi feita pela equipe de Gary Hill, do Observatório McDonald da Universidade do Texas em Austin (capital desse Estado no sul dos EUA). Ao estudar a luz emitida pelos quasares Q0014 + 813 e Q0636 + 680, eles detectaram uma quantidade relativa do metal ferro (em comparação com a de hidrogênio) inesperada, várias vezes maior do que a observada na Via Láctea, a galáxia do Sistema Solar.
No começo do Universo, "logo" após a explosão primordial conhecida como Big Bang, predominavam elementos químicos mais leves, como hidrogênio e hélio. Os mais pesados, como carbono, oxigênio e ferro, teriam sido produzidos somente na fornalha nuclear das estrelas. Algumas delas, depois de envelhecer, explodem e espalham amostras desses elementos pelo espaço.
Isso é o que dizem os modelos hoje aceitos, mas, como acontece com frequência no mundo da pesquisa, as medições feitas nos dois quasares não combinam com eles. Simplificando um cálculo para lá de complexo, os 700 milhões de anos que o Universo tinha quando esses objetos estranhos produziam a luz hoje observada são um prazo muito curto para tão intensa formação de estrelas, capaz de explicar todo aquele ferro.
"É uma pesquisa muito interessante, que vai gerar uma série de outros trabalhos", afirma Zulema Abraham, do departamento de astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Mas para ela isso não chegou a ser uma surpresa, porque hoje em dia surgem muitas novidades nesse campo.

Texto Anterior: Muda regra dos fundos
Próximo Texto: Saiba o que são quasares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.