São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros têm que usar passaporte

MARIA LUISA CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O toque de recolher não deve modificar a vida dos adolescentes brasileiros que moram ou viajam para Miami. O procedimento das agências de turismo que levam grupos continua o mesmo em relação aos turistas menores de idade.
Duas das maiores agências de São Paulo especializadas em turismo na Flórida, a Tia Augusta e a Dimensão Turismo, costumam fazer a maioria das suas atividades durante o dia e têm regras rígidas para as saídas noturnas. "O menor de 18 anos não pode sair sem o guia da agência, a não ser que o pai tenha dado uma autorização prévia por escrito", afirma Filipe Fortunato, 26, diretor de marketing da Tia Augusta.
Ambas as agências orientam os adolescentes a saírem com cópias dos passaportes, deixando o documento original guardado. Para Ana Maria Berto, 35, gerente geral da Dimensão, as exigências feitas aos jovens não devem interferir no procedimento da agência.
A medida surpreendeu os adolescentes brasileiros que moram em Miami. Mas eles não se disseram afetados por ela. "Acho o toque de recolher uma boa medida, porque aqui tem muita droga e muita gangue", conta Maria Flávia Zech Coelho, 19, que mora em Miami com a família há dois anos.
Flávia não pertence à faixa etária atingida pela exigência do passaporte e da companhia de adultos, mas fala da reação de seus colegas americanos: "A gente teve uma discussão em classe sobre o assunto e todos reclamaram muito da falta de liberdade que têm". Em Miami, maiores de 16 anos já podem dirigir, mas não podem tomar bebidas alcóolicas antes dos 21 anos.
Carolina Rossato, 18, também mora em Miami há dois anos e considera a cidade perigosa. "Você tem que saber aonde ir. Mas dá para sair de relógio ou jóias", garante.

Texto Anterior: Miami impõe toque de recolher a menores
Próximo Texto: Frio bate recordes e mata 69 pessoas nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.