São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Babenco foge do circuito de turismo tradicional

FEDERICO MENGOZZI
DA REDAÇÃO

Em 1991, quando montava "Brincando nos Campos do Senhor", o cineasta Hector Babenco, 47, morou um ano em Berkeley, a 7 minutos de San Francisco. Teve o tempo que quis para conhecer a cidade e evitou as opções dos guias, como o Fisherman's Wharf. "Acho um horror", diz.
Babenco aguarda a hora de dizer "câmara, luzes, ação" ao projeto "Foolish Heart", que escreveu com o escritor argentino Ricardo Piglia. As filmagens serão entre junho e agosto, no Brasil. Enquanto o dia não chega, ele destaca a sua San Francisco para a Folha.
*
SENSUAL
San Francisco é uma cidade muito pequena. Todo mundo acha que é enorme. Mas é uma cidade muito difícil para andar a pé, tem colinas muito altas. Acho muito bonita a parte baixa. Parece uma Rio de Janeiro limpa e organizada, com uma sensualidade que poucas cidades têm nos Estados Unidos. Sensualidade das pessoas.

CASTRO
Gosto muito da região da Castro Street. É a artéria comercial de um distrito habitado por gays e lésbicas. É um circuito muito bonito, porque se tem uma relação social com um grupo que assumiu sua identidade, ou a sua preferência sexual. Sem contar que o Castro é um cinema que passa filmes fantásticos.

ALCATRAZ
Poucas pessoas vão ao presídio de Alcatraz. Os barcos saem de manhã e à tarde, recebe-se um programa de fone de ouvido com entrevistas de condenados à prisão perpétua e à morte e percorre-se o presídio desativado ouvindo pessoas que passaram grande parte da vida como prisioneiras.

ZUNI
Existem três restaurantes fantásticos, entre eles o Zuni, um dos melhores dos Estados Unidos, com um forte toque de Califórnia. Lá, certa vez, vi os garçons e ajudantes nas mesas, comendo. Disseram-me que havia pratos novos e que a casa fazia questão que soubessem que pratos eram. Não é caro –fica na Market Street.

OUTROS
O Star é muito engraçado e lembra o Gigetto –fica na área da Opera House. Aliás, a Opera é, depois do Lincoln Center, de Nova York, a melhor casa de espetáculo do país. O terceiro restaurante não fica em San Francisco, mas ao lado, em Berkeley. Chama-se Chez Panisse. Tem um lado da culinária da Provença,

ANTIQUÁRIOS
No meu roteiro incluo antiquários que me interessam muito. Como o De Vera, antiquário de objetos raros, surrealistas. Em casa tenho muitas coisas compradas lá. Por exemplo, dois vidros venezianos e um jogo de talheres de prata feitos à mão no México, todos dos anos 30.

GOLDEN GATE
Atravessar o Golden Gate a pé é um barato. A travessia demora uns 40 minutos. Dá uma vertigem danada. É preciso estar equilibrado. É a ponte que tem o mais alto índice de suicídios do mundo. Não recomendo para pessoas com problemas emocionais.

CHINATOWN

Texto Anterior: San Francisco exige cultura e sensibilidade
Próximo Texto: San Francisco concentra torcedor brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.