São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéia da prova surgiu na Itália

MORAES EGGERS E ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mil Milhas Brasileiras foi idealizada em 1956 por Wilson Fittipaldi, o "Barão", que se inspirou na "Mille Miglia" da Itália, prova disputada em estradas.
Ele entrou em seu carro junto com a esposa, Joze, mãe de Emerson e Wilsinho, e viajou para o Sul do Brasil divulgando o evento. Conseguiu arregimentar 19 competidores gaúchos e outros 19 carros, que formaram o histórico primeiro grid das Mil Milhas Brasileiras.
Isso explica o fato de a prova ter sido dominada, em suas primeiras edições, pelas "carreteiras" dos pilotos gaúchos. Eram carrinhos esquisitos com entradas de ar imensas na dianteira, que venceram todas as edições de 56 a 66, à exceção da de 1960, ganha pelo paulista Chico Landi –então com 53 anos– e Christian Heins.
Em 80, o Opala passou a dominar a prova, substituído na sequência pelos Stock Cars, que só cederam sua hegemonia em 92 para as máquinas alemãs que têm tomado conta das Mil Milhas.
A lista de campeões da prova está repleta de nomes ilustres do automobilismo, como Chico Landi, Christian Heins, Luiz Pereira Bueno, Chico Serra e Maurizio Sala. A participação de celebridades de outras áreas, apaixonadas por automobilismo, também sempre foi constante. (ME e AFt)

Texto Anterior: Wilsinho e Christian largam na pole
Próximo Texto: SUZANE É ÚNICA REPRESENTANTE FEMININA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.