São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como uma ferida cicatriza?

As feridas cicatrizam através de um complicado processo que começa com a coagulação do sangue e termina com a reconstituição da pele e, às vezes, com uma cicatriz, quando a cura não é perfeita.
Em cada etapa, moléculas chamadas citocinas ou fatores de crescimento alertam os "operários" apropriados para assegurar que os diferentes passos da reconstituição aconteçam no momento e na ordem necessários.
Se o local afetado é, por exemplo, largo e profundo, os fatores de crescimento estimulam a produção de nova pele, novos vasos sanguíneos, novos tecidos e até novos ossos.
Os cientistas estão agora tentando determinar o processo específico da cicatrização de uma ferida. Eles identificaram cerca de duas dúzias de fatores de crescimento diferentes. Existem provavelmente mais. Esse aprofundamento do conhecimento poderia conduzir a melhores técnicas para curar feridas, sejam elas acidentais, cirúrgicas ou crônicas.

COAGULAÇÃO
PELE
Coágulo sanguíneo
Fibrina
Plaquetas
Células sanguíneas
Vaso sanguíneo rompido
Células do sistema imune

"ENCHENDO" O BURACO
Crosta
Fibrócito
Células migratórias
Colágeno
Vaso sanguíneo

RECONSTITUIÇÃO
Tecido reconstituído
Cicatriz
Fibras de colágeno
Vaso sanguíneo
Cinco passos para a cicatrização de feridas

1) As plaquetas promovem a coagulação para deter a hemorragia. A fibrina forma uma malha através da abertura para alojar maior quantidade de células restauradoras.
2) Células do sistema imune atacam bactérias e eliminam da área as células mortas.
3) Os fibrócitos migram até a ferida e começam a formar um novo tecido conjuntivo. O colágeno fortalece a zona que está sendo reconstituída.
4) Os vasos sanguíneos começam a se recompor e proliferam rapidamente. As células da pele migram e se dividem para reconatituir a superfície da ferida.
5) No final do processo, percebe-se a remodelagem da ferida. As fibras de colágeno se unem para formar novos tecidos. Células mais "suaves" da pele substituem o tecido mais áspero, mas podem deixar uma cicatriz.

Texto Anterior: Brasil e Colômbia estreitam relações
Próximo Texto: Gravidez tardia tem debate ético machista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.