São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricos e famosos são de uma casta superior

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Praticamente todas as culturas do planeta tiveram suas monarquias e variações. Não é difícil imaginar por quê. Pra lá, bem pra lá, estão os deuses. São hábeis, amáveis com os justos e justiceiros com os infiéis. Defendem um bem. Combatem um mal. Têm todas as virtudes, até a contradição: por vezes, escrevem por linhas tortas, como dizem por aí.
Temos todos os defeitos e mais um: o de nos acharmos perfeitos. Somos a escória das castas: uma maioria votou em Hitler, em Collor e aplaudiu Médici e Pinochet. Somos ótimos personagens para o teatro, a literatura e o cinema, mas péssimo exemplo para o Universo.
No entanto, no meio do caminho, está a salvação. Antigamente, chamavam-se reis, duques e condes. Hoje em dia, são os ricos e famosos, uma nova aristocracia.
Não existe mercado mais em expansão do que a mídia que reporta os ricos e famosos. Começou com um tímido Amaury Júnior, penetrando nas festas que, até então, só poucos privilegiados eram convidados. Amaury tinha visão. Inspirou muitos outros.
Um rico, no Brasil, é uma categoria em extinção. A mídia se interessa por eles tanto quanto pelas baleias e micos-leões. São mais ricos que os antigos ricos, mas são em menor número. O interesse que temos ao assistí-los pela TV é: "Como conseguem ganhar dinheiro nesta baita dureza brasileira?"
O que eu faria se fosse rico? Levaria um papão federal com Chiquinho Scarpa? Passaria minhas noites num tal Leopolldo que, apesar do nome, é chique? Ingressaria num condomínio fechado de Angra, teria minha casa, meu banheiro e armários fotografados por "Caras"? Encontraria, nas festas, beldades como Luíza Brunet, que casou com um rico, Luma de Oliveira, que casou com um rico e Maitê Proença, que casou com um rico? Ou me casaria com uma dessas?

Texto Anterior: EU JÁ APANHEI; EU JÁ BATI
Próximo Texto: Aparecida Ferreira, 20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.