São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afago no ego

Nilson Gibson (PMDB-PE) fez, ontem, uma peregrinação pelo Congresso na tentativa de angariar apoio parlamentar contra o parecer de Nélson Jobim, que reduz o número de vereadores por município e cassa o salário daqueles eleitos em cidades com menos de dez mil habitantes.
O método de sedução de Gibson era simples. Perguntava a cada parlamentar qual a contribuição de Jobim para a sua eleição. A resposta invariável era: "Nenhuma". Aí, inquiria sobre a importância do apoio de vereadores para a conquista de um mandato. O parlamentar respondia: "Fundamental". Pronto. Gibson destruia o parecer de Jobim.
A tática só não deu certo com Alberto Goldman (PMDB-SP). Irônico, ele preferiu trocar as respostas por um conselho:
– Rapaz, você está fazendo a coisa errada. Deixe o Jobim dar asas à proposta e arregimente os vereadores. Promova uma concentração em Brasília e se torne o herói dos edis. Seja qual for o destino do parecer, você ganhará as eleições.
Gibson sorriu e agradeceu o conselho. Pensou que era sério.

Texto Anterior: Hora da verdade; Candidato preferencial; Santo do dia; Errata benevolente; Hora e vez; Nova divisão; Visitas à Folha; TIROTEIO
Próximo Texto: Governo adia a revisão em troca de apoio ao Plano FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.