São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robôs ensinam a escovar os dentes em congresso

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

Robôs ensinam a escovar os dentes
O 16º Congresso Paulista de Odontologia orientará 15 mil crianças sobre saúde oral; a entrada é gratuita
O 16º Congresso Paulista de Odontologia vai receber, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, até sábado, cerca de 15 mil crianças de escolas estaduais e municipais, como parte do projeto Odontologia Comunidade. O objetivo, segundo o coordenador do projeto, João Humberto Antoniazzi, é motivar as crianças a reforçarem a manutenção da higiene bucal.
O Odontologia Comunidade oferece às crianças de 4 a 12 anos uma hora de programação sobre higiene bucal. As crianças são recebidas por três robôs que falam sobre escovação, e depois assistem um filme educativo. Em seguida, elas escorregam para o escovódromo, onde aprendem a escovar os dentes. O projeto é aberto ao público e a entrada, gratuita.
Dados da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) indicam que há hoje no Brasil cerca de 25 milhões de desdentados e 32% da população perde pelo menos um dente até os 18 anos. Segundo a pesquisa, crianças com até 3 anos possuem 3,5 dentes cariados e aos 12, o número dobra. De acordo com Antoniazzi, a prevenção é uma das maiores preocupações dos 20 mil congressistas.
Cursos
As novas técnicas de implantes dentários, a restauração da dentição comprometida e a Aids na odontologia, são algumas das principais atrações.
O professor Tomas Albrektsson, chefe do grupo de pesquisa óssea da Universidade de Gotemburgo (Suécia), fala sobre biomateriais e os fatores de sucesso do implante. Ralph Youdelis, professor da Universidade de Washington (EUA), fala de próteses e sobre a estética dos implantes. Durante o encontro ocorrem workshops no hotel Maksoud Plaza (al. Campinas, 150). As atividades são restritas aos inscritos (veja quadro ao lado).

Texto Anterior: Paulo Maluf acelera obra
Próximo Texto: Mostras têm novidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.