São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova chacina mata cinco no RJ

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A terceira chacina em cinco dias indica que os grupos de extermínio voltaram a agir na região metropolitana do Rio. Ontem, os corpos de cinco jovens negros foram achados ao lado de uma lixeira no município de São João de Meriti (20 km do Rio, na Baixada Fluminense). Cada uma das vítimas levou pelo menos cinco tiros na cabeça.
Para o diretor da DDV (Divisão de Defesa da Vida) da Polícia Civil, Paulo Roberto da Silva, as três matanças revelam "um recrudescimento deste câncer que a polícia e o Estado vêm combatendo".
O "câncer" a que o delegado se referiu é o extermínio de jovens pobres praticado por grupos organizados. O delegado esteve no local. A DDV é especializada em investigar matanças.
A chacina de ontem se assemelha às duas que a antecederam esta semana –em Ilha de Guaratiba (zona oeste) e Mesquita (Baixada). Como as outras, os corpos estavam em um trecho deserto do bairro Venda Velha, periferia de São João de Meriti.
Os rapazes vestiam bermudas, camisas de malha e macacão jeans. Moradores da área disseram que os cinco calçavam tênis novos, roubados mais tarde por curiosos que lotaram o local.
O perito Alberto Rodrigues, do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, disse que duas vítimas eram adolescentes. Os demais deveriam ter de 20 a 30 anos. Rodrigues concluiu que todos foram executadas no local. Eles estavam deitados com as costas para cima. Os tiros alvejaram cabeças e costas.
Titular da delegacia da área (64ª DP), o delegado Almir Alonso disse acreditar que as vítimas não são da cidade. "Até agora não apareceu parente." Alonso afirmou que os jovens podem ter sido mortos por questões ligadas a drogas ou disputas entre gangues.
O capitão Roberto Alves de Lima, do 21º BPM (Batalhão de Polícia Militar), disse suspeitar que os rapazes moravam no Jardim América (zona norte) ou na favela do Lixão, no município de Duque de Caxias.

Texto Anterior: POLÍCIA
Próximo Texto: Baixada teve 5 assassinatos por dia em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.