São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinheta do "Jornal da Globo" tenta esquentar notícias mornas

EUGENIO BUCCI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Habitualmente mais frio que o inverno novaiorquino de 20 graus negativos, o "Jornal da Globo" inventou um truque para se aquecer neste verão. Nada que faça tremer o Brasil como tremeu Los Angeles. As notícias de fim de noite quase nunca escapam de ser um requentado das sobras do dia que se vai. Salvam-se uns pouco comentários assinados, uma entrevista mais longa, e, quando muito, os detalhes de um ou outro pacote econômico.
Agora, o truque térmico do "Jornal da Globo" –na falta de pacotes mais bombásticos e de governantes que anunciam medidas na calada da noite para surpreender o cidadão– é turístico. Começou na semana passada. Com a vinheta "Noites Quentes", entram repórteres com cenas das animações de veraneio de gente que veio ao mundo a passeio. Cenas noturnas, como sugere a encalorada e calorosa vinheta.
O cenário, no início da semana, foram casas noturnas de Fortaleza (Ceará), Torres e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). O que se vê, mais que turistas em ebulições dançantes, é a revelação do poder de transformação da câmera de TV. Aponte um holofote para um político e ele enrugará a testa suarenta fazendo ar de honesto e sofredor. Desfile sua objetiva por dentro da escola de samba e a passista vai arreganhar a dentadura e rebolar em brasa, com uma convicção ideológica. A elevada temperatura dos turistas no "Jornal da Globo" é também produto da interferência da TV. É também para turista ver.
Por isso, no "Jornal da Globo", até as "Noites Quentes" são frias. Mas uma chama discreta tange a retina do telespectador. E o desperta para a desconfiança de que há um ardor oculto na voz daquela moça que conduz o espetáculo quase gélido. Sandra Annenberg sofre pouco, move seu rosto calculadamente, em sua cálida elegância. Há uma fogueira distante no fundo dos olhos dela. Ela é a única esperança para quem procura devaneios nestas abafadas noites de verão.

Texto Anterior: Jackson nas garras da Gangue do Pirulito!
Próximo Texto: Prozac acaba com a melhor brincadeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.