São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
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'Movimento aéreo dobrará até o ano 2000'

ANTONIO CARLOS SEIDL
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

A indústria mundial de aviação vai dar mais descontos e oferecer mais incentivos aos passageiros, como resultado da intensa competição entre as empresas. A previsão é de sir Colin Marshall, 60, presidente da British Airways, empresa britânica de aviação privatizada em 1987.
Sir Colin diz que o excesso da oferta e a queda da procura na primeira classe e executiva são os fatores responsáveis pelo acirramento da "luta pela sobrevivência" em 1994. "O mercado favorável ao consumidor resulta num setor que prioriza suas necessidades, e não as do produtor", diz.
Terceira empresa mais lucrativa (lucro líquido de US$ 178 milhões em 1993), depois da Singapore Airlines e Cathay Pacific, segundo a renomada revista "Air Transport World", a British Airways, afirma sir Colin, "anseia há muito pelas condições de mercado livre na aviação civil".
Comemorando a entrada da British Airways no ranking das cem maiores empresas européias, publicado na semana passada pelo jornal "The European" (única empresa de aviação), sir Colin diz que a estratégia da empresa se baseia no "aumento da eficiência e redução dos custos".
A seguir, as principais previsões de sir Colin.
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MERCADO LIVRE
A indústria internacional de aviação está passando por um processo de transformações fundamentais. A principal transformação é a mudança gradual da regulamentação governamental de suas atividades comerciais, com o surgimento de um mercado livre. Significa que mercados que tradicionalmente estavam sob proteção serão abertos a novas oportunidades para a British Airways. Nosso objetivo é a criação de um sistema universal no qual as redes operacionais da BA e das associadas passem a operar de uma maneira até então impossível. Em vez de os passageiros se verem perdidos entre os serviços de conexão isolados, vão se beneficiar de serviços integrados.
CRESCIMENTO CONTÍNUO
Deixando de lado o declínio de 1991, causado pela Guerra do Golfo, o mercado de viagens aéreas tem registrado um crescimento contínuo. Esse crescimento superou as expectativas e previsões. O mercado de viagens aéreas deverá continuar a crescer a uma taxa média mundial de 5% a 6% por ano nos próximos dez anos. No ano passado, 1,2 bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais. De acordo com a taxa de crescimento esperada, esse volume de passageiros dobrará até o ano 2000 e quadruplicará poucos anos depois. Alguns mercados sofrerão declínios ocasionais, como acontece atualmente no Japão, mas outros mercados mostram níveis elevados de crescimento.
ÁSIA E PACÍFICO
O mercado asiático e do Pacífico mostrará o maior crescimento em 1994. Outra área de expansão será a de viagens entre os países da Europa Central e Oriental. O mercado britânico deverá continuar a crescer, na esteira da recuperação econômica, com os aumentos das viagens de negócios e de turismo. O crescimento do mercado norte-americano será mais lento, mas continuará a responder por 40% do mercado global de viagens aéreas.

Continua na pág. 6-12

O jornalista ANTONIO CARLOS SEIDL viajou a convite da British Airways.

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