São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tambaba é melhor motivo para ir à Paraíba

ANDRÉ PIVA DE CARVALHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Estado da Paraíba, preocupado em se colocar definitivamente no roteiro turístico do Nordeste, tem em Tambaba um de seus principais argumentos. Cercada de lendas e já classificada entre as praias mais belas do país, Tambaba possui um conjunto de várias pequenas praias contínuas concentradas em uma área de pouco menos de dois quilômetros de extensão.
Selvagem e intocada, Tambaba somente se tornou mundialmente conhecida porque, mesmo ousando ser tão bela, foi ao máximo da ousadia ao se permitir ser uma praia oficial de nudismo, a primeira do Nordeste. Ela possui, por exemplo, uma praia de mar aberto protegida por falésias. De cima, a visão é panorâmica –as praias de Coqueirinho e Tabatinga também merecem ser conhecidas.
O setor destinado ao naturismo é dividido em duas partes. No primeiro, a prática de nudismo é opcional –tira a roupa quem quer. Quando a maré está baixa, a costa forma piscinas naturais cercadas por rochas.
No outro setor, protegido pela topografia, o acesso somente é possível através de uma trilha na mata, em cujo início há uma enorme placa ditando as regras do local e a presença de seguranças incumbidos de fazer cumprir essas normas, que proíbem a entrada de homens sem companhia feminina e determinam que após a passagem não é permitida a presença de pessoas vestidas, além de outros procedimentos para proteger a ecologia da praia, a segurança e o bem-estar dos frequentadores.
A área reservada exclusivamente ao nudismo é a mais bonita. Também conta com piscinas naturais e formações rochosas curiosas, além de uma praia de mar aberto com ondas fortes, bastante utilizada por surfistas. Tudo com aparência selvagem e virginal.
Os frequentadores de Tambaba não poderiam achar outro lugar tão apropriado para se integrarem totalmente à natureza, despojando-se das roupas e dos preconceitos referentes ao corpo. A exuberância da praia convida e seduz os visitantes para fazerem parte do cenário, tirar a roupa e sentirem-se, literalmente, como Adão e Eva no Paraíso.
Para quem tem preconceitos contra o nudismo, ou mesmo curiosidade, basta saber que o comportamento das pessoas em Tambaba é perfeitamente normal, como em qualquer outra praia. Homens, mulheres e crianças, famílias inteiras de naturistas, tomam sol, nadam, brincam, jogam, conversam e passeiam como vieram ao mundo.

Texto Anterior: Horto de Rio Claro cheira a eucaliptos
Próximo Texto: Londres prepara uma supertemporada cultural; Saia do Brasil com seu lugar garantido no show; Novotel inaugura este mês hotel em Recife; Sheraton do Rio tem diárias promocionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.