São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno não é o mesmo no Carnaval suíço

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Lucerna, no coração da Suíça, parece uma ilustração de livro, com suas belas paisagens e construções históricas. Marco de 600 anos da cidade, a ponte Chapel está sendo reconstruída, após ter sido destruída pelo fogo em agosto do ano passado. Apenas 33 das 111 pinturas antigas cenas de batalhas históricas e descrições de lendas religiosas foram salvas. A prefeitura prometeu reabrir a ponte sobre o rio Reuss em março.
A cidade, de 60 mil moradores, entra na temporada de inverno, que culmina com as comemorações do Carnaval, em fevereiro.
Na Schwanenplatz (praça do Cisne), perto da ponte, os cisnes saem do lago e vão à calçada disputar com pombos e gaivotas os alimentos oferecidos pelos visitantes. Da praça, em poucos minutos chega-se à Cidade Velha, exclusiva de pedestres, com casas antigas e lojas elegantes. Desfiles de Carnaval e carros alegóricos vão atravessar o centro da cidade nas tardes dos dias 10 a 14 de fevereiro, enchendo de foliões a Cidade Velha e o dique.
A praça Swan, ao norte do lago Bridge, oferece vista para a Horkirche católica (Tribunal da Igreja), dedicada aos patronos da cidade, São Leodegar e São Mauritius. A cinco minutos de caminhada da praça Swan fica o que o escritor americano Mark Twain descreveu como o "mais triste e pungente pedaço de rocha do mundo": o leão moribundo esculpido em pedra, tributo aos 786 heróis suíços mortos ao defender o rei Luís 16 dos revolucionários parisienses em 1792, no palácio das Tulherias.(Paul Hofmann)

LEIA MAIS
Sobre Lucerna na pág. 20.

Texto Anterior: Londres prepara uma supertemporada cultural; Saia do Brasil com seu lugar garantido no show; Novotel inaugura este mês hotel em Recife; Sheraton do Rio tem diárias promocionais
Próximo Texto: Calendário inclui Bizet, Puccini e Stravinsky
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.