São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Calendário inclui Bizet, Puccini e Stravinsky

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Lucerna oferece boas opções ao turista. Há programas para gostos variados. De museus, ópera e teatro a esqui. E ainda tem restaurantes muito bons.
O Teatro Civic traz nos próximos meses "Madame Butterfly", de Puccini; "Carmen", de Bizet, e o balé "O Pássaro de Fogo", de Igor Stravinsky.
A Orquestra Sinfônica de Lucerna se apresenta com frequência no auditório do Kuntshaus, Europaplatz, perto da estação de trem. Durante o Festival de Música da Páscoa, de 1.º a 4 de abril, o Coro da Academia de St. Martin in the Fields, regido por sir Neville Marriner, apresentará Haydn, Rossini e Mendelsohn. A Sinfônica de Montreal, Ravel, Berlioz e Beethoven, e a Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, Gershwin e Dvorak.
O Museu de Transporte Suíço, ao norte do lago, é uma instituição particular com 11 prédios de exposições, um planetário, atividades ao ar livre, lagoas, três restaurantes e uma área para piquenique. É visitado por cerca de 600 mil pessoas por ano. Há carruagens, locomotivas a vapor e o "Suissômetro", um projeto que permitiria aos trens cruzarem a Suíça em túneis a vácuo com uma velocidade de 480 km/h.
O Museu Histórico tem armaduras medievais. Ao lado, fica o Museu de História Natural. Sua coleção inclui fósseis e reconstituições de cenas pré-históricas. O Museu de Belas-Artes, perto da estação de trem, abriga quadros do século 16 ao 19.
Esquiadores podem escolher 50 hotéis perto das encostas dos montes Rigi, Engelberg e Bernese Oberland (de 30 minutos a duas horas da cidade) para a prática do esporte na neve.
No restaurante Old Swiss House, perto do Monumento do Leão, a comida servida, embora cara, é ótima, e o serviço, excelente. A casa é conhecida pela sua "schnitzel" vienense com queijo suíço e ervas. O Shif, que fica sob as arcadas, à esquerda da antiga prefeitura, é especialista em carne de caça e sopa de peixe.
A Cidade Velha, com suas ruas estreitas e praças, é um bom local para passear e fazer compras. Weinmarkt já foi o centro da cidade. Hoje, sob as suas arcadas são vendidas frutas e vegetais às terças-feiras e sábados.

Tradução de Lise Aron

Texto Anterior: Inverno não é o mesmo no Carnaval suíço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.