São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lyra deve ampliar a lista de cassações

RUDOLFO LAGO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O corregedor da Câmara, Fernando Lyra (PSB-PE), vai se reunir na próxima semana com os coordenadores das quatro subcomissões da CPI do Orçamento. Lyra vai se basear nos relatórios das subcomissões para definir seu parecer em relação aos nove deputados em relação aos quais a CPI recomendou a continuidade das investigações. Se Lyra seguir as orientações destes relatórios, deve propor a ampliação da lista de cassações.
Ontem, o presidente da Câmara, Inocêncio de Oliveira (PFL-PE), deu posse à comissão especial de nove deputados que dará assessoria a Fernando Lyra. Até a próxima terça-feira, no entanto, Lyra trabalhará sozinho, apenas com a sua assessoria particular. Até lá, o deputado analisará os relatórios e os documentos da CPI para uma triagem inicial. Verificará sobre quais casos já é possível uma conclusão e quais os que exigem aprofundamento da investigação.
Concluída essa primeira triagem, Lyra reúne a comissão, na tarde de terça, e distribui as tarefas. Os deputados da comissão serão divididos em grupos para analisar os vários casos. Embora considere difícil, Lyra tentará concluir o parecer da Corregedoria antes do Carnaval.
Os deputados José Luiz Maia (PPR-PI) e José Carlos Vasconcellos (PRN-PE) tiveram as suas cassações pedidas pelas Subcomissões de Patrimônio e de Emendas (coordenada pelo deputado Sigmaringa Seixas, PSDB-DF). Os deputados José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Pinheiro Landim (PMDB-CE) faziam parte da lista da Subcomissão de Emendas. O deputado Uldurico Pinto (PSB-BA) teve a cassação pedida pelo coordenador da Subcomissão de Bancos, deputado Benito Gama (PFL-BA).
Os deputados Paes Landim (PFL-PI), Mussa Demis (PFL-PI), Gastone Righi (PTB-SP) e Roberto Jefferson (PTB-RJ) não tiveram as suas cassações pedidas por qualquer das subcomissões. Como no relatório do deputado Roberto Magalhães (PFL-PE), sobre eles as subcomissões recomendavam novas investigações.

Texto Anterior: Empresários promovem 'arrastão' no Congresso
Próximo Texto: Absolvição de deputados contraria relatório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.