São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Injeção de célula para revitalizar vira moda

MARIO CESAR CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Shangri-La existe e não fica no Himalaia, como se vê nos filmes. Fica nas células de embriões de carneiros e bois. Segundo a nova moda medicinal do Brasil, chamada de terapia celular, injetar células pode revitalizar o organismo ou ajudar na cura de males tão díspares quanto o retardo de reflexos de um bebê de quatro meses e a impotência de um sexagenário.
A idéia por trás da terapia é um daqueles ovos de Colombo que não se sabe se pára em pé: células embrionárias de animais, injetadas ou ingeridas, teriam capacidade de revitalizar as células humanas.
"Parece que remocei dez anos", conta o senador José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR), 54, que se tratou com tecidos embrionários (leia abaixo sobre os diferentes métodos). A modelo Carolina Cavalcante, 32, elogia a velocidade da terapia: "No primeiro mês, minha enxaqueca parou e melhorou a pele".

Texto Anterior: 'Pulei para não morrer queimado e sobrevivi'
Próximo Texto: 'O resultado é impressionante', diz médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.