São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro ataca dietas e anuncia 'a vez do gordo'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 90% das mulheres fizeram, estão fazendo ou farão algum dia uma dieta para emagrecer. A maioria delas, segundo a psicóloga britânica Jane Ogden, não precisa perder peso. Foram levadas a crer, pela publicidade, pelas amigas ou pelo marido, que estão acima do peso. São apenas gordinhas –ou mulheres de "compleição média", segundo escreve Ogden num livro que é quase um manifesto e que acaba de ser lançado no Brasil: "A Vez do Gordo? Desfazendo o Mito da Dieta".
Resultado de uma pesquisa feita para a sua tese de doutorado, o livro de Jane Ogden questiona a idéia de que a magreza torna as mulheres "mais saudáveis e atraentes". O primeiro alvo da psicóloga são as tabelas que definem, a partir da relação entre peso e altura, a chamada massa corporal (veja uma tabela abaixo).
Essas tabelas foram desenvolvidas por companhias de seguros de vida, com base na longevidade e no peso dos portadores de apólices. Não levam em conta, observa, o tipo de vida de cada um, história familiar, constituição e relação entre gordura e músculos. Ainda assim, escreve Ogden, "são frequentemente consultadas por médicos e usadas para apoiar suas próprias preferências pessoais quanto ao peso corporal".
Ogden, 27, nota que a discrepância entre a idéia de corpo ideal –vendida pela publicidade– e o corpo que cada mulher observa diariamente diante do espelho provoca um estranho fenômeno de autodepreciação. "Ouvi mulheres com peso normal dizendo: 'Seria maravilhoso tirar uma fatia de minhas nádegas'. Nós vemos nosso próprio corpo como inimigo e algo repelente", escreve.
Ogden classifica algumas "dietas da moda", como a famosa "dieta de Beverly Hills", baseada em frutas, como muito perigosas (veja texto abaixo) e quase suplica: "Pare de fazer dieta e siga sua vida apreciando todas as outras coisas que ela nos oferece."

Texto Anterior: Familiares reclamam das indenizações
Próximo Texto: Jô, 100 kg, tenta a carreira de modelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.