São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jô, 100 kg, tenta a carreira de modelo

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Como milhares de meninas da sua idade, a estudante Jorgeane Nunes, 16, a Jô, sonha com uma carreira de modelo. O que a diferencia é o peso: Jô pesa 100 quilos, ou duas Kate Moss, a modelo esquelética dos jeans Calvin Klein.
Na última sexta-feira, Jô chegou a fazer um teste para um comercial. Não sabe se passou, mas está segura de uma coisa: "Tem tanta gente magra que não faz sucesso e é infeliz. Sou gorda, mas sou feliz."
Jô adora usar roupas apertadas, saia curta, lycra. Por causa disso, já causou a maior confusão num supermercado. "Uma mulher que estava fazendo compras gritou comigo: 'Você não tem vergonha de andar assim? Você é ridícula!' Xinguei ela. Veio um rapaz e disse: 'Ela é gordinha, mas é uma gordinha bonita.' Ficou a maior discussão no supermercado. Todo mundo ficou do meu lado."
Com 1,71 m, Jô sonha em desfilar numa escola de samba, mas a mãe, que já pesou 200 quilos e hoje pesa 80, não deixa: "Muita gente passa a mão", argumenta a mãe.
Jô está tentando perder alguns quilinhos, mas não por vaidade: "O único defeito que vejo no meu corpo é o excesso de coxas. Se não tivesse, acho que nem iria fazer dieta."
A estudante está tentando a carreira de modelo junto à agência Exotic, especializada em pessoas diferentes ("baixinhos, gordos, orelhudos etc"). Outro nome no catálogo da agência é o de Ione Lindgren, 37, 95 quilos em 1,70 m.
"Sou gorda, mas meu corpo é todo por igual. Tenho horror a dieta. Não gosto de nada que me policie, me imponha limitações. Se me achasse horrível, colocava até cimento na boca para não comer. Mas me acho lindinha", diz Ione.
Embora o livro de Jane Ogden seja dedicado às mulheres, o ator Gerson de Abreu, 29 anos e 150 quilos ("para falar a verdade, 148 e alguns quebrados") diz que colocará "A Vez do Gordo?" na sua cabeceira. "Esse papo de dieta me irrita. Todo mundo conhece um primo ou amigo que perdeu 15 quilos em um mês com uma erva da Amazônia. A gordura, não sei porquê, incomoda os outros", diz. (MSy)

Texto Anterior: Livro ataca dietas e anuncia 'a vez do gordo'
Próximo Texto: Remédio para emagrecer pode viciar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.