São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pianista vende fitas para escolas de balé

Gravação é feita em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Gravar e vender fitas cassete com músicas para aulas de balé e ginástica é o negócio de Suzana Menda, 53. Ela vende uma média de cem fitas por mês para escolas de todo o país, ao preço de US$ 10,00 cada. Em julho, quando acontecem festivais de dança em Joinville (SC) e Uberlândia (MG), as vendas ultrapassam 200 fitas.
Suzana é formada em piano pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou na profissão dando aulas de música, depois passou a acompanhar aulas e apresentações de balé ao vivo. "Com o tempo, fui percebendo que não havia uma produção de músicas para esse fim", diz. Na década de 70, vendeu as primeiras fitas para academias conhecidas.
Hoje, ela tem uma série de 70 matrizes. Sua produção é totalmente "caseira". Suzana toca no piano as músicas com marcações específicas para as aulas, grava e tira as cópias em casa. Ela mesma faz os contatos com escolas e administra as vendas. A maior procura é por fitas com músicas eruditas, mas há também adaptações da música popular brasileira.
A pianista aproveita suas viagens ao exterior, onde acompanha escolas de balé em apresentações públicas, para fazer contatos comerciais. Já vendeu fitas de músicas eruditas, tangos e boleros para academias argentinas. Recentemente, mandou cassetes com MPB para os Estados Unidos e Inglaterra.
Para diversificar os produtos, Suzana passou a vender fitas de música pop com marcação específica para aulas de ginástica aeróbica. Essas, ela compra pronta de outras empresas e revende em troca de um percentual. Em seus planos estão deixar de lado a produção doméstica e partir para gravações mais profissionais.

Texto Anterior: Como montar um escritório para desembaraço de cadastros?
Próximo Texto: Aliar educação e informática é bom negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.