São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soul dos Womack mantém sua sofisticação

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A capa pode enganar os desavisados, com a foto de uma família africana em trajes típicos. Será que Womack & Womack aderiram à onda da world music?
Nem pensar. De étnico, o novo CD da dupla só traz mesmo os exóticos nomes que passaram a usar. Agora eles são Zekkariyas (Cecil), Zeriiya (Linda) mais os filhos Zeniya, Zekuumba, Zeumoja, Zeimani e Zeapree.
Embalagem à parte, "Transformation to the House of Zekkariyas" traz os Womack em outra de suas preciosas viagens sonoras pelo melhor do pop negro, do soul ao funk, passando pela dance music. Tudo com a sofisticação e sensualidade que já são marcas registradas desse clã musical.
Quem não conhece a história dos Womack pode até confundir seu som com o "revival" de soul music acontecido no final dos anos 80. Nada a ver.
Ainda no final dos anos 50, o caçula Cecil e seus quatro irmãos (incluindo o depois famoso Bobby Womack) já cantavam gospel como Womack Brothers. Apadrinhados por ninguém menos que Sam Cooke, o pioneiro do soul, chegaram aos estúdios como os Valentinos.
A grande influência que Cecil recebeu do mestre não ficou só na música. Depois de se divorciar da cantora Mary Wells, casou com Linda, filha de Cooke e futura mãe dos garotos que hoje participam dos discos da dupla. Avessos a ingerências de produtores e gravadoras, chegaram a ficar três anos sem gravar.
A marca dos Womack já aparece em "Drive (First Gear)", primeira faixa do CD. Cecil e Linda quase sussurram sobre o ritmo hipnótico e dançante, com guitarra e teclados discretos ao fundo. A metáfora do título –"Dirigir (Primeira Marcha)"– é ambígua. O que parece ser uma lição de vida ganha outras leituras com a interpretação sensual da dupla. Ainda mais gemendo com versos do tipo "You gotta sweat, sweat, sweat, sweat /Make it to the best (você tem que suar para fazer o melhor).
Mesmo quando o tema das canções é o (inevitável) amor, os dois não apelam para o romantismo meloso. A atmosfera de "Passion and Pain" (Paixão e Dor), por exemplo, é suave e delicada, sem cair no baladão tatibitate. Os Womack não começaram ontem.

Título: Transformation to the House of Zekkariyas
Autores: Womack & Womack
Lançamento: Warner
Preço médio: CR$ 7 mil (CD)

Texto Anterior: Cinema nacional tenta renascer das cinzas
Próximo Texto: Dylan oscila entre a delicadeza e a tolice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.