São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Reserva tem 24 espécies ameaçadas de extinção

VICTOR AGOSTINHO
DO ENVIADO ESPECIAL

Um levantamento feito pelo ornitólogo Dante Martins Teixeira, da Universidade Federal do Rio Janeiro, identificou a presença de 24 espécies de animais ameaçadas de extinção na reserva Vera Cruz, situada entre os municípios de Cabrália e Porto Seguro.
A reserva tem 6.080 hectares (aproximadamente 6.080 campos de futebol) e pertence à Vera Cruz Florestal, uma empresa do grupo Odebrecht.
Doze espécies de mamíferos –sendo seis das oito espécies de felinos brasileiros–, 11 aves e um réptil ameaçados de extinção ainda vivem na reserva.
Isso significa que 24,48% dos animais ameaçados de extinção no Brasil podem ser encontrados no sul da Bahia.
Entre os mamíferos, a descoberta mais animadora, segundo o inventário, é a da presença do tatu-canastra (Priodontes maximus). Este tatu é o mais conhecido, atingindo 95 cm de comprimento e 50 kg de peso.
A Vera Cruz Florestal pretende transformar esta área da Mata Atlântica em um banco genético que servirá de ponto de partida para a recomposição da floresta em locais degradados.
Segundo Anders Tosterud, gerente ambiental da Vera Cruz, a empresa estuda convênios com outras instituições para a difusão de informações sobre a biodiversidade da reserva.
Outra iniciativa em estudo é a implantação de turismo ecológico na reserva.(VA)

Texto Anterior: Bahia faz 'liquidação' de animais em extinção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.