São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrasar pagamento de contas custa caro

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O real acabou com a cobrança de correção monetária nas contas pagas após a data de vencimento.
Isso não quer dizer, porém, que quitar seus compromissos fora do prazo passou a ser vantajoso. As multas continuam muito altas.
Veja agora quanto custa atrasar o pagamento de suas contas.
Escola - Em geral há multa de 10% e juro de 1% ao mês.
Aluguel - A multa pode variar, dependendo do contrato. Geralmente é de 20%, mais juro de 1% ao mês (atraso maior que 30 dias).
A maior parte dos contratos prevê o "abono", um "desconto" de 20% se o aluguel for pago antes do prazo de vencimento. Trata-se de uma multa disfarçada, que eleva o valor do encargo para 44% ao mês.
Condomínio - A multa é de 20%, mais juro de 1% ao mês. A lei prevê correção monetária após o sexto mês de atraso, desde que previsto na convenção de condomínio. Geralmente, a correção é feita com base no mesmo índice que reajusta a taxa mensal.
Planos de saúde - As regras variam de uma empresa para outra. Em alguns planos, exige-se novo cumprimento de carências para utilização dos serviços.
Apenas para você ter uma idéia, atrasar o pagamento de um plano da Interclínicas acarreta multa de 10% e correção diária do valor, com base no juro de 1% ao mês calculado pro-rata/dia.
A partir do segundo mês de atraso, o associado perde o direito ao atendimento. No terceiro mês, é fixada uma data-limite para o pagamento do débito. No quarto mês, o contrato é cancelado.
Seguros-saúde - Também não há regra fixa. No caso da Golden Cross, por exemplo, o segurado paga multa de 10% e perde a cobertura enquanto estiver em débito. Volta a ter direito ao atendimento a partir das 24h00 do dia em que quitar a dívida.
Seguros em geral - Não há cobrança de multa, mas a dívida é corrigida diariamente pelo FAJ-TR (Fator Acumulado de Juros da TR). Com um dia de atraso, o segurado já pode perder a cobertura.
A exceção é o seguro de automóvel, onde só se cancela a cobertura após 20 dias de atraso.
Cartão de crédito - Os encargos variam de uma empresa para outra, podendo superar 26% ao mês. Como o percentual é calculado pro-rata/dia, não espere o próximo vencimento para pagar a fatura em atraso.

Texto Anterior: Tabela isenta até R$ 630,80
Próximo Texto: CUIDADO COM CORTE NO FORNECIMENTO DO SERVIÇO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.