São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
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CUIDADO COM CORTE NO FORNECIMENTO DO SERVIÇO

Este é um dos riscos de perder o prazo nas tarifas públicas
LUZ
A multa é de 10%, cobrada na conta seguinte. Após o 11º dia de atraso, o consumidor fica sujeito ao corte do fornecimento. Para a religação é preciso pagar a dívida e uma taxa que varia de acordo com o sistema: monofásico, R$ 1,83; bifásico (onde se enquadra a maioria das residências), R$ 2,61; e trifásico, R$ 7,83.
TELEFONE
Multa de 10%, cobrada na conta seguinte. A partir do 16º dia de atraso, a linha pode ser desligada. Não é cobrada taxa para religação, bastando que o débito seja quitado. Se o atraso no pagamento ultrapassar 90 dias, a linha pode ser retirada; se chegar a 365 dias, o consumidor pode perdê-la definitivamente.
ÁGUA
Multa também de 10%, cobrada na conta seguinte. No segundo mês de atraso, pode haver o corte do fornecimento. Nesse caso, a taxa para religação é de R$ 2,78. Se o atraso superar a três meses, a Sabesp pode suprimir a ligação (retirar o cano que liga o imóvel à rede de água). A religação, nesse caso, custa bem mais caro: R$ 89,71.
GÁS ENCANADO
Assim como nos outros serviços públicos, a multa por atraso no pagamento da conta é de 10%, cobrada na conta seguinte. A partir do segundo mês de atraso, o consumidor fica sujeito ao corte no fornecimento de gás encanado. Havendo o corte, a taxa para religação está hoje em R$ 27,45.
Fontes: Eletropaulo, Telesp, Sabesp e Comgás

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