São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amadores treinam no parque do Ibirapuera

Grupo se encontra todas as manhãs

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Simone e José Agostinho mudaram de vida. Deixaram o sedentarismo de lado e, desde abril, assumiram a corrida de corpo e alma.
A dupla aguarda com expectativa o momento de debutar na prova mais tradicional do atletismo brasileiro.
"A São Silvestre é meu objetivo mais próximo. Para o futuro, penso em correr a maratona", afirma a estudante de administração Simone Goltcher (solteira, 21 anos, 1,68 m e 59 kg), empolgada com a corrida, o esporte que adotou na busca de um melhor condicionamento físico.
O caso do superintendente de banco José Agostinho Lo Turco (casado, duas filhas, 36 anos, 1,72 m e 71 kg) é semelhante. Estava gordo. Eventualmente jogava futebol. "Pensando na saúde", procurou o esporte.
"Estou evoluindo. Nunca imaginava que aguentaria correr 15 km. Estou me sentindo muito bem", afirma Lo Turco, que ainda tem outro desafio pela frente: superar o tabagismo.
"Quando parar de fumar, sei que tudo ficará ainda melhor", desabafa, motivado com os treinamentos diários, que lhe roubaram excesso de aproximadamente 30 kg de peso.
Goltcher, que estuda à noite e durante o dia trabalha numa empresa de promoções, e Lo Turco, que diz consumir 12 horas de seu dia no banco, encontram tempo para integrar um grupo de "amadores" que treina no Ibirapuera.
O grupo –empresários e trabalhadores em geral– se encontra diariamente às 6h15 na pista do estádio de atletismo do Ibirapuera.
Todos treinam sob orientação do professor Vanderlei de Oliveira, especialista em corridas de fundo, até as 8h. Depois seguem para o trabalho.
Alguns já participaram da São Silvestre e vários –homens e mulheres– planejam correr a Maratona (corrida de 42,195 km) de Nova York, no próximo dia 6 de novembro.
Simone e José disputarão em dezembro uma prova que existe desde 1925. Naquela ocasião, apenas 60 atletas participaram da São Silvestre.
A competição cresceu e acabou sendo oficializada pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo Amador). A partir de 1975, ganhou sua versão feminina
.(EA)

Texto Anterior: Prepare-se em três meses para disputar a corrida São Silvestre
Próximo Texto: A DIETA IDEAL*
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.