São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gil de Ferran disputa hoje título da F-3.000

Campeonato é decidido na última etapa

DA REPORTAGEM LOCAL

Gil de Ferran tenta hoje em Magny-Cours, na França, trazer mais um título do automobilismo internacional para o Brasil. O piloto disputa a etapa final da temporada 94 da F-3.000, a categoria mais "próxima" da F-1.
Ferran, com 28 pontos, divide a liderança do campeonato com o francês Franck Lagorce. Seu compatriota, Jules Boullion, que venceu na última semana em Estoril, é o segundo colocado, com 27 pontos.
Quem chegar à frente dos outros dois leva o título. O quarto colocado, o italiano Vicenzo Sospiri, com 22 pontos, tem chances mínimas. Precisa vencer e ainda torcer pela não pontuação dos outros três.
Na sexta-feira chovia na região de Nevers, onde fica o circuito. O mau tempo favorece os franceses, que conhecem a pista dos tempos de outras categorias.
Para complicar ainda mais a situação de Ferran, a Apomatox, equipe de Franck Lagorce, corre em casa em Magny-Cours. A sede do time se localiza dentro do circuito francês.
Ferran, que se envolveu em um acidente tolo em Estoril e perdeu a oportunidade de obter, se não o título, uma folga preciosa na pontuação, reconhece o favoritismo dos adversários.
"Nos treinos de classificação será importante ficar entre os quatro primeiros. Mas depois, na corrida, a história é outra", declarou o piloto.
A definição do grid de largada aconteceria ontem, em duas sessões separadas por um intervalo de duas horas. A prova, hoje, está prevista para as 14h30 (10h30, horário de Brasília).
Ferran corre com um Reynard-Judd por uma das melhores equipes da categoria, a Paul Stewart Racing, que é capitaneada pelo filho do legendário Jack Stewart.
F-3 inglesa
Outro campeonato europeu que encerra a temporada hoje é a F-3 inglesa, cujo o título foi conquistado por antecipação pelo dinamarquês Jan Magnussen. A corrida, 18ª etapa do ano, acontece em Silverstone.
Magnussen já obteve 13 vitórias em 17 provas. Bateu o recorde de Ayrton Senna que, em 1983, venceu 12 das 20 provas do campeonato. Tanto sucesso garantiu a Magnussen, no meio da temporada, um contrato como piloto de testes da McLaren.
Alguns jornalistas europeus, à época, apostavam que o dinamarquês ascenderia rapidamente à condição de segundo piloto. Mas a negociação de Ron Dennis com Rubens Barrichello eliminou as chances de Magnussen.
Cinco brasileiros disputam a F-3 inglesa este ano. O melhor colocado é Ricardo Rosset, responsável pela única vitória brasileira na categoria nos últimos dois anos. Rosset é o atual quarto colocado, com 132 pontos.

Texto Anterior: Jovens procuram resgatar prestígio
Próximo Texto: Piloto pode ascender à F-1 no próximo ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.