São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERDI! PERDI! PERDI!

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DO MAIS!

A convite da Folha, cinco dramaturgos escreveram peças curtas inspiradas na hipótese da derrota de quatro candidatos à Presidência da República. As peças, feitas com exclusividade para o "Mais!", serão lidas hoje em evento a ser realizado no auditório da Folha, com a presença dos autores e seus convidados (leia texto nesta página).
Gianfrancesco Guarnieri, autor de "Eles Não Usam Black Tie", optou por escrever sobre a derrota de Leonel Brizola. A de Enéas ficou a cargo de Plínio Marcos, autor de "Dois Perdidos Numa Noite Suja". O "day after" de Fernando Henrique Cardoso foi entregue a Mauro Rasi, autor de "A Cerimônia do Adeus". A queda de Lula é narrada pela dupla Marcos Caruso e Jandira Martini, autores de "Porca Miséria".
Cinco artistas plásticos ilustram as peças com gravuras inéditas: Zé Spaniol, Luiz Claudio Mubarac, Herman Tacasey, Mariannita Luzzati e Niúra Belavinha. Os três últimos participam da 22ª Bienal Internacional de São Paulo, que será inaugurada no próximo dia 12 de outubro.
Neste conjunto de peças, ninguém vence. Todos são candidatos à galeria de personagens perplexos e derrotados que há séculos sabem ser bem mais interessantes que os vitoriosos.
Há mais riso que drama nas peças que o "Mais!" publica a seguir. Elas dialogam com uma longa tradição da comédia brasileira, de Martins Pena (1815-1848) e Artur Azevedo (1855-1908) até o teatro de revista e as chanchadas. Dialogam também com uma realidade que continua a ser feita com um pouco de delírio e outro tanto de ridículo.
Elas querem, sobretudo, dialogar com o leitor-eleitor, este espectador privilegiado da cena democrática. É ele que tem em suas mãos o destino destes pequenos e aflitos personagens da vida pública: deputados, governadores e... presidentes.

Texto Anterior: O último palco do diálogo
Próximo Texto: GIANFRANCESCO GUARNIERI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.