São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Muçulmanos firmam acordo com sérvios ; ONU quer segurança em campo ruandês ; Votação na Eslováquia pode ser ilegal ; Vulcão entra em erupção na Rússia ; Suposta filha do czar pode ser impostora ; Mau tempo impede filmagem da Estonia ; Palau conquista autonomia política

Muçulmanos firmam acordo com sérvios
Muçulmanos e sérvios da Bósnia firmaram um acordo que prevê troca de prisioneiros, remoção médica de pessoas doentes e a movimentação livre de comboios de assistência humanitária. A informação foi divulgada ontem por Claire Grimes, uma porta-voz da ONU.

ONU quer segurança em campo ruandês
Funcionários das Nações Unidas procuram meios de restabelecer a ordem em um campo de refugiados provenientes de Ruanda, no Zaire. O campo, que abriga 270 mil refugiados ruandeses, está sendo controlado por homens que pertencem a grupos paramilitares. Segundo a ONU, não é possível trabalhar com segurança no campo.

Votação na Eslováquia pode ser ilegal
O Movimento para uma Eslováquia Democrática, partido do ex-premiê Vladimir Meciar, venceu as eleições parlamentares de sexta-feira e ontem, com 31% dos votos, de acordo com pesquisa de boca-de-urna. Foi a primeira eleição após a divisão da antiga Tcheco-Eslováquia. Em segundo lugar ficou a coalizão Escolha Comum, liderada Partido da Esquerda Democrática (ex-comunista), com 12,3%

Vulcão entra em erupção na Rússia
Um vulcão na península russa de Kamchatka, no extremo leste do país, entrou em erupção na noite de sexta-feira. De acordo com especialistas, a erução, considerada violenta, pode ameaçar o tráfego aéreo sobre a região norte do oceano Pacífico. As informações foram divulgadas pela agência de notícia Itar-Tass.

Suposta filha do czar pode ser impostora
A revista alemã "Der Spiegel" publicou artigo ontem dizendo que os testes de DNA que identificaram Anna Anderson como filha do último czar russo, Nicolau 2º, são falsos. Os testes foram feitos em um hospital alemão, mas a revista diz que amostras de DNA investigadas nos EUA indicam que a suposta filha é na verdade outra pessoa.

Mau tempo impede filmagem da Estonia
As autoridades da Finlândia adiaram ontem, por causa do mau tempo, a missão que iria tentar filmar os destroços da balsa Estonia, que afundou no mar Báltico na última quarta-feira. O acidente provocou pelo menos 900 mortes e suspeita-se que tenha sido causado por danos numa das portas de acesso aos automóveis. A balsa foi localizada anteontem, a 70 metros de profundidade, pelo sonar de um navio finlandês.

Palau conquista autonomia política
A República de Palau –ilha localizada no oceano Pacífico– deixou ontem de ser um protetorado da ONU. O país era administrado pelos EUA desde o fim da Segunda Guerra e entra agora numa fase de autonomia política e econômica.

Próximo Texto: Centro da capital do Haiti é isolado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.