São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opção tática; De quebra ; Repassando o problema; Na espera; Fiel da balança; Vai começar; Incontido; Pé no chão; Caminho das pedras

DE QUEBRA

Opção tática
No Planalto, FHC quer ter um diálogo institucional com o Congresso e os partidos. Isto é: só negociará com os líderes partidários e os presidentes das agremiações, Câmara e Senado. Perdem os caciques e as bancadas corporativas.

A tática de relacionamento de FHC com os partidos e o Congresso tem uma justificativa formal –fortalecer as instituições. Mas ajuda a moderar o apetite por cargos dos aliados. Leia-se: o PFL.

Repassando o problema
ACM surpreendeu. Diante da virtual vitória de seu aliado, o líder do PFL disse que ``formação de governo é problema de Fernando Henrique". E foi além: ``Vamos cuidar da nossa vida. Ele é quem decide nos chamar ou não".

Na espera
Os caciques, mesmo no PSDB, captaram o recado de ACM: ao deixar FHC à vontade para montar seu governo, o pefelista ficou na confortável posição de passar ao virtual presidente o ônus de avaliar corretamente o cacife do PFL.

Fiel da balança
Apesar de FHC não pretender imiscuir-se na eleição do presidente do Senado, seus aliados dizem que será inevitável. Acham que sua posição será fundamental para eleger Sarney ou Andrade Vieira.

Vai começar
Ontem, no meio da tarde, indagado sobre a formação do novo governo, um líder tucano dizia ser muito cedo para falar. Depois, brincou: ``Mas no fim da tarde já vai estar cheio de ministeriáveis".

Incontido
Nem parecia que o candidato era FHC. Ao ir votar, foi com o vidro do carro fechado. Já Sérgio Motta, coordenador da campanha, foi atrás em outro carro, acenando sem parar para quem estava perto.

Pé no chão
No tumulto da chegada de FHC a seu local de votação, Ana Tavares, assessora do candidato, saiu no prejuízo: perdeu um tênis.

Caminho das pedras
Líderes do PMDB acham que, na relação com o partido, FHC priorizará os novos governadores. A influência desses dirigentes ajudaria o tucano a obter os votos das bancadas estaduais no Congresso.

Texto Anterior: Dicionário inclui sentido de república e presidente
Próximo Texto: A próxima disputa; Futuro incerto; Famoso quem?; Hábito partidário; Ladainha; Pressão máxima; Protesto petista; Mistério das flores; Comemoração; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.