São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apuração dos votos começa às 8h de hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sepúlveda Pertence, abre oficialmente às 8h de hoje a apuração das eleições.
Pertence vai abrir o primeiro voto das seções apuradas na Associação Atlética Banco do Brasil, em Brasília. Ao mesmo tempo, 25 mil turmas de apuração começarão a contar os votos em todo o país.
Na tarde de ontem, diante de dezenas de jornalistas, Pertence ``zerou" os computadores da Justiça Eleitoral. A operação é uma garantia de que todo o sistema estará vazio para receber os números oficiais da apuração.
Ao todo, serão usados cerca de 5.800 computadores. Os de maior porte estão nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e no TSE.
Os primeiros resultados nacionais devem sair no início da tarde. A previsão oficial é que a apuração de 50% dos votos levará pelo menos uma semana. A conclusão dos trabalhos poderá demorar até 15 dias.
As 25 mil turmas, distribuídas em 4.500 juntas apuradoras, reúnem entre 800 mil e 900 mil escrutinadores convocados pela Justiça. Todo o trabalho de contagem dos votos e preenchimento dos boletins de urna será manual.
O processo só é informatizado no momento seguinte, quando os boletins são digitados nos microcomputadores. Isso pode acontecer no próprio local da apuração.
Em alguns casos, não há computador na junta. Os boletins são levados então a um ponto onde possam ser digitados. Em seguida, os dados são transmitidos para o TRE, na capital do Estado.
O envio das informações é feito através da Renpac, uma rede de transmissão de dados da Embratel. Os dados transmitidos são criptografados. Só são decodificados ao entrar no computador do TRE.
Ao receber os números, o computador do TRE totaliza os resultados e repassa automaticamente para o TSE, em Brasília.

Texto Anterior: Presidente da seção onde Itamar vota é afastado
Próximo Texto: Justiça retira TV do ar no Espírito Santo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.